Opinião acerca de mini eólicas

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro
Registado: domingo dez 30, 2007 9:17 pm

Opinião acerca de mini eólicas

Mensagem por piratex »

boas tardes

noutros foruns que frequento é habitual as pessoas possuidoras de derterminado produto emitirem a sua opinião acerca do mesmo.
penso que seria interessante (se os moderadores assim não o entenderem podem eliminar o tópico) que quem for possuidor de sistemas eólicos, partilhe a sua experiencia com os outros membros deste fórum para que se possa ter uma ideia mais ou menos concreta acerca da viabilidade e eficácia (quanto se poderá economizar, etc) dos mesmos em portugal.

saudações

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Opinião acerca de mini eólicas

Mensagem por orbis »

apoiado. quem tem?

xisla
Membro
Membro
Registado: sexta jan 25, 2008 11:09 am

Mensagem por xisla »

estou tentando montar, mas usando ventilador industrial 1metro de diametro e um dinamo de fusca... sábado agora vou trocar os rolamentos do ventilador e montar o suporte... pelo menos vai ficar preso no muro girando...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

o carocha (fusca) usa mesmo dínamo ou alternador?

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

eu também construi uma mini eólica numa zona de pouco vento e quando não faz mesmo nenhum eu ponho o meu irmão a rodar a manivela para mover a turbina, mas a cerveja que o gajo bebe não compensa a energia que produz. alguém tem uma solução para o prob. é que o gajo não quer beber àgua

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

pões uns aditivos na cerveja
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

XavierMaluco

pessoal
estou a ter prejuízo com a minha mini-eólica nos dias que não faz vento, o cosumo da cerveja para produzir uns miseros kwh é mais do que a energia produzida.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

muda para redbull ... dá-te asas!!!

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro

Mensagem por piratex »

boas noites amigos

eu quando iniciei este tópico tinha intensão que se colocassem posts com alguma seriedade, pois para ajabardar devem existir para aí outros foruns com essa especialidade, e onde ficará bem concerteza coisas como as que alguns membros têm escrito anteriormente.
peço aos moderadores que se assim o entenderem fechem este tópico.
obrigado e desculpem a frontaliade mas é assim que eu sou na vida

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

completamente de acordo pá. infelizmente, o excesso de tempo livre quase sempre leva ao disparate.
para javardar também há a pocilga do fórum. aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=21

XavierMaluco

piratex
desculpa, não quiz melindrar a tua sensibilidade.

ter sentido de humor não significa ajavardar ou ofender alguém, a minha postura na vida é fazer coisas produtivas mas sempre com desportivismo e nunca com uma carga de energia excessivamente pesada.

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro

Mensagem por piratex »

xavier
não há problema, está tudo bem.
o que eu pretendia era que neste tópico se debatesse o assunto com alguma seriedade pois penso que é sempre bom saber a opinião de quem tem conhecimento acerca de um assunto.
se começamos para aqui a escrever sem nexo perde-se o essencial da questão.
um abraço

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

olá

tenho aqui um vizinho que fez uma coisa dessas com pás de 2.20m, (1.10 de raio), eu via aquilo sempre a rodar e na semana passada perguntei-lhe sobre o sistema, então ele disse-me que o rendimento é fraco porque inicialmente montou com um alternador auto e teve que mudar para dinamo porque as pás não tinham força suficiente para rodar o alternador.

o conselho que lhe dei foi, voltar a montar o alternador e utilizar um sistema de embraiagem que acione só após as pás estarem a rodar.

(quanto ao xavier maluco não leves a mal, vim a descobrir que é o meu sobrinho. é o gajo mais inteligente que eu conheço, apresentas-lhe um problema e ele rápidamente apresenta-te 10 soluções, o problema é que diz tudo em forma de brincadeira)

boa sorte

Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Mensagem por Uea »

rui pedrosa, um gerador axial de imans permanentes costuma ser uma muito boa solução em eólicas, produz electricidade até com uma brisa leve, no que toca a alternador\gerador para eólicas sou 100% a favor das dos rotores axiais com imans permanentes..
alguma dúvida avisa

fiquem bem e abraços

RicardoFoto
Membro
Membro
Registado: quarta mar 05, 2008 11:07 am

Mensagem por RicardoFoto »

olá a todos.
sou novo aqui no forum e passo a apresentar-me, sou o ricardo moro no cadaval e possuo um sistema eolico num tradicional moinho de vento na serra de montejunto. após alguns anos a pensar no assunto e a recorrer a um gerador a combustivel fossil, decidi em conjunto com o meu pai em instalar um sistema eolica que suprimisse as nossas necessidades electricas. optamos por um aeorogerador de 400w,o qual se tem portado lindamente e superado as nossas espectativas. posso dizer que no verão ele alimenta um frigorifico, uma maquina de café,corta relvas,9 lampadas de baixo consumo e mais o que seja necessário. é obvio que ele suporta tudo isto pela sua lçocalização. no alto da serra de montejunto e ao lado de um tradicional moinho de vento ,logo sitio ventoso..deixo aqui um video que demonstra o aerogerador a funcionar em pleno.toda a instalação foi efectuada por mim e posso dizer que o sistema nao chegou aos 2500 euros
http://www.youtube.com/watch?v=a35igpkpshy

ricardo soares

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

lindo, quanto custaram as partes em separado?
aerogerador
baterias
inversor

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Link

este merece um diário da construção e de problemas, dificuldades, etc

por favor merece!

obrigado e participa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RicardoFoto
Membro
Membro

bem já que pediram vou tentar resumir. após pensar no assunto vim á net pesquisar acerca de soluçoes para mim. deparei-me com o site troque de energia e vi la a solução .o aerogerador air-x 400 ( agora já saiu o novo modelo o air breeze) da southwest windpower.
tentei a todo o custo e dentro dos possiveis reduzir o custo que isto dos euros nao anda la muito bom eheheh. o aerogerador custou 713 euros na altura, as baterias se não estou em erro 1200 , e o inversor 500 euros. o aerogerador foi adquirido na ffsolar de alzejur ( importador dos mesmos) , as baterias na revez solar de evora e o inversor na leiritrónica de leiria. após ter o material ,decidi fazer tudo bem feitinho (dentro dos possiveis) onde fiz o placar branco de forma a colocar o inversor, o amperimetro, e o fusivel de 40amp tudo no mesmo sitio e de forma a esconder as ligaçoes. foi utilizado cabo de 10mm. problemas na instalação não houve, etseve um ano a funcionar a 100% até que ....queimou todo por dentro ,sendo as causas descohecidas. enviado para o importador foi reparado e enviado de novo e colocado no sitio para voltar a funcionar, o problema e que ja nao veio como era novo...apos algumas pesquisas na net dei com o problema , s senhores tinham reparado o air-x 400 com peças do antigo air-x ,ou seja de menor produção e rentabilidade. alias no video que se ve esta a trabalhar com as peças em causa,pois se fosse com as peças de origem o amperimetro chegaria aos 33 amp sem nenhuma dificuldade. apos detectado o erro deles entrei em contacto e os srs disseram que pensavam que nao havia problema em tal troca de peças , desconhecendo a quebra de eficacia. mas prontamente se disposeram a reparar por peças do air-x 400.foi reparado e posto a funcionar e agora esta de novo a 100% ,embora como nao usamos muito a casa e o moinho no inverno de momento está com as pás retiradas para minimizar o seu desgaste uma vez que nao estamos a necessitar de energia de momento. no decorrer deste mes (março) irão ser postas de novo .
deixo algumas fotos da instalação:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bompastor
Membro
Membro
Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm

Mensagem por Bompastor »

e qual é a capacidade dessas baterias???
são de gel ou lithyum???
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???

RicardoFoto
Membro
Membro

as baterias são as enersol t650, de 2v cada uma e são de ligas de chumbo de baixo teor de antimónio sendo que são de 650 (ah)

Responder

Voltar para “Energia Eólica”