Acumuladores de calor vs ar condicionado

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
100do
Membro
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 10:31 am

Acumuladores de calor vs ar condicionado

Mensagem por 100do »

viva.
moro num apartamento no fundão ainda sem sistema de aquecimento ou refrigeração.
no ano passado pensei comprar acumuladores de calor. tenho um recuperador na lareira e com a lenha aqueço a sala. pensei meter acumuladores nos quartos mas o verão chegou e as dúvidas surgiram...

o calor é bastante e quando tiver uma criança acho que será complicado se não tiver um ac. não gosto dos ac, principalmente para aquecer.
como se sabe o calor sobe, e o ac liberta-o junto ao tecto.

por isso acho que a solução "ideal" seria ter ac para o verao e acumuladores para o inverno. já tenho tarifa bi-horaria e conheço o funcionamento dos acumuladores. apesar de muitos falarem mal deles, do elevado consumo e de pouca eficiência, acho que para o meu caso (apartamento), é a melhor solução.

gostava de ver algumas opiniões acerca do assunto.

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: Acumuladores de calor vs ar condicionado

Mensagem por sagan »

eu tenho um apartamento com acs que servem para arrefecimento e aquecimento pelo que lhe posso dar algum feedback sobre a sua utilização para aquecimento.

penso que a questão do ar quente subir é uma falsa questão, pois o ac pode enviar o fluxo de ar para o chão. além disso, o ar em movimento tende a equilibrar a temperatura das várias camadas do ar. nunca notei que o ar no topo estivesse mais quente que na zona do pavimento.

para mim, as grandes desvantagens dos acs para aquecimento são o ruído e o movimento do ar (correntes de ar) que pode ser desagradável. costumo regular o fluxo de ar para o mínimo, o que reduz tanto a "corrente de ar" como o ruído. no entanto, mesmo no mínimo é impensável tentar dormir com os acs ligados.

no entanto, os acs também têm vantagens: aquecem o ambiente muito depressa e são extremamente económicos, cerca de 2,5 vezes mais económicos que qualquer sistema eléctrico puro (radiadores, acumuladores, piso radiante eléctrico, etc).

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

olá 100do
fez uma excelente escolha com o bi-horario.
eu não tenho dúvidas, os ac's são melhores e justifico porque:
vou reafirmar algumas das coisas que o sagam disse.
--é certo que o ar mais quente sobe mas o ac sopra para baixo quando está a aquecer e sopra na horizontal quando está a arrefecer.
-- os acumuladores têm potencias altas pq têm de absorver em poucas horas a energia que vão libertar durante o dia todo, hora isso faz com que tenha de aumentar muito a sua taxa de potencia e vai ter de ficar a pagar mais mesmo na primavera verão e outono e não só apenas no inverno.
--os acumuladores são do ponto de vista eléctrico resistências (tal como os aquecedores a óleo, os ventilo-convectores eléctricos, os irradiadores eléctricos etc), as resistências têm eficiências próximas a 100%, é tudo efeito de joule excepto por uma pequena parte de perda magnética.
--custo, os ac's têm eficiências superiores a 100%, os de agora topo-de-gama chegam aos 500%.
--utilidade alargada, os ac's são uteis tanto no inverno como no verão.

os contra a meu ver são:
--dificuldade em manter uma boa limpeza do permutador, mesmo com a manutenção do filtro essa parte do ac acaba por ficar suja e quem tem alergias ou renite vai sofrer.
--ruido, apesar de que os novos estão muito melhores...
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
100do
Membro
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 10:31 am

Mensagem por 100do »

continuo a ver muitas ideias que favorecem os ac. não posso dizer que discordo, mas há vários factores que me levam a ter outras opções:
- dou-me mal com o ac. no trabalho temos e no início do verão andei várias semanas com dor de garganta, e noto que fico com a garganta seca. tenho o cuidado de beber muita água e mesmo assim fico doente. no meu entender é um dos piores defeitos o facto de secar muito o ar.
- o barulho é muito incomodativo e associado ao facto de secar o ar, torna-se quase impossível mantê-lo ligado durante a noite.
- se não o conseguir usar durante a noite, restaria-me usá-lo ao longo do dia, durante o periodo em que a tarifa não é económica.

em relação aos acumuladores:
procurei usados e encontrei. só estou à espera que o vendedor me ligue a combinar local e dia para os levantar.
se comprasse novos, optaria por potências de 1700w. os que comprei são 1 de 1700, 2 de 2400 e 1 de 3200w.
as potências são altas, o consumo será maior. no entanto têm a vantagem de ser automáticos, o que significa que regulam a carga de acordo com a temperatura. se estiverem quentes a carga diminui automaticamente. a solução para poupar vai ser ligá-los durante menos tempo.

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

é inegável que o ac retira humidade do ar, quando a funcionar no modo de arrefecimento. isso acontece porque o vapor de água condensa no permutador de calor, pois este encontra-se a uma temperatura muito baixa.

no entanto, no modo de aquecimento, não ocorre condensação. assim, posso garantir-lhe que o ac no modo de aquecimento não seca mais o ar que os outros métodos de aquecimento.

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

eu também tenho ac fixo em 4 divisões do meu apartamento e estou bastante satisfeito em todos os aspectos. quanto ao ruído, 20 db não incomodam nada e consigo dormir perfeitamente com o ac ligado. (faz menos ruído que os meus vizinhos...).

boa sorte com a tua opção.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o problema deve ser a sujeira no permutador mas o certo mesmo seria identificar a causa do problema e ver se tem solução..
no meu caso tenho sinusite e em tempos bastava dormir duas noites com o ac ligado para ter uma crise, mas depois que acertei com a limpeza do permutador posso usar á vontade e mais barato do que climatizar com o ar condicionado só se for outra bomba de calor mas a na versão geotérmica
Chernobyl corria Windows

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas laranjeiro,

para a mesma potência, tens uma ideia de qual é a redução de consumo (%) duma bomba geotérmica relativamente a um ac de última geração? também fornece e extrai calor como o ac, não é?

obrigado
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá nuno neiva
sei apenas que é mais eficiente, no mais funciona exactamente como um ar condicionado, tem capilar, compressor, evaporador e condensador mas em vez de permutar para um ambiente externo que seria o ar ele permuta para um ambiente bem mais favorável tanto no pico do verão como no pico do inverno. repare, no inverno o ac tem que absorver energia do ar exterior muito frio (imagine uma noite de janeiro), no caso da bomba de calor geotérmica ela vai permutar a um ambiente de mais ou menos 15ºc o que ajuda muito á eficiência da maquina.
existe no entanto um grande problema que é o preço deste sistema, alem da maquina que é caríssima ainda ah que fazer um furo hertziano ou escavar todo o jardim ou na melhor da hipóteses pegar na agua de um poço de argolas e mudar de lugar para outro poço passando pelo permutador.
suspeito que a diferença de eficiências entre aerotérmico e geotérmico não compense a diferença de custos entre sistemas mas tem um cop imbatível
Chernobyl corria Windows

Responder

Voltar para “Geral”