DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: quinta jun 06, 2024 11:48 am
zeuz Escreveu: quinta jun 06, 2024 1:52 am Acabei de ver no Facebook o anúncio de um LEAF 40kWh, vermelho... fui espreitar o anúncio e pede 14.500€, com 55.000km e 3 QR's! Mas o mais surpreendente foi ver outros com valores a rondar os 13.000€! Os Renault ZOE 40kWh têm mais valor no mercado de usados! Imagem
A tesla no ano passado também já me dava só uns 12KEUR se não estou errado.... atenção que poucas QC's não são sinónimo per se de bom tratamento do carro.... basta fazer descargas grandes (muitas acelarações) ou velocidades elevadas em AE para pack poder se ressentir mais...
Em tempos andei à procura de um KIA Soul para um familiar meu e vi um que simplesmente nunca tinha feito qualquer carga rapida, estava completamente arruinado em termos de baterias, pois ficou durante o tempo da pandemia no fundo do Stand (mais de 1 ano) com a bateria nas lonas, tinha aquele comportamento em que aceleras e a autonomia desce rapidamente, assim que deixas de acelerar ela volta a aparecer, portanto cuidado com a falacia das cargas rapidas. ;)
Não fiz essa assumpção... aliás, o número total de quilómetros até pode indicar um carro que passa muito tempo ligado à tomada ou com grandes amplitudes de carga/descarga (muita boa gente acha que é boa ideia passar vários dias sem carregar, ao invés de carregar todos os dias).

Um Nissan LEAF é um carro para quem sabe o que está a comprar e sabe como o usar!

O @Freddy_krueger acabou de relatar duas viagens onde descreve claramente como se deve usar este pioneiro da mobilidade eléctrica!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Sim, concordo, por isso o facto que referiste de o mais baixo estar a esse preço espanta-me é não haver LEAFs mais baratos, estou farto de ver LEAFs no Facebook com quilometragens bem acima dos 200 000 kms e baterias nas couves e não os vejo aparecer no OLX com esses kms, das 2 uma, ou vão para a sucata ou para um SPA de rejuvenescimento. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...isso de rejuvenescimento (de kms), é comum...não de agora, é certo. Comprar carros usados sempre um pouco de lotaria, e nos elétricos não é excepção.

Lembra-me sempre um filme de um grupo de miúdos que leva o carro do pai de um deles (um carro vintage em pristine condition) numa rodatrip e no final tentam puxar kms atrás metendo-o em cima de uns tijolos e em reverse com pedal a fundo...ahahahha... claro que com vibrações, carro cai dos tijolos e depois fica destruido :) Gande filme
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu: Lembra-me sempre um filme de um grupo de miúdos que leva o carro do pai de um deles (um carro vintage em pristine condition) numa rodatrip e no final tentam puxar kms atrás metendo-o em cima de uns tijolos e em reverse com pedal a fundo...ahahahha... claro que com vibrações, carro cai dos tijolos e depois fica destruido :) Gande filme
Ferri Bueller's Day Off... o carro é um Ferrari 250 GT "California"

https://www.imdb.com/title/tt0091042/

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

isso mesmo :) filme e carro top
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

O Leaf passou esta semana dos 120KKms... sem história. a ver se tudo se mantém OK nos próximos tempos.

Estou a tentar "esticar" pneus de trás até início de inverno...a ver se consigo.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Estou na mesma situação no i4, anda pelos 2mm de profundidade, mas é tração atrás e mantenho aí os com mais desgaste, não costumas rodar os pneus?
Eu por norma num tração dianteira tenho sempre os melhores pneus atrás.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: sexta jun 21, 2024 9:00 am Eu por norma num tração dianteira tenho sempre os melhores pneus atrás.
Eu sei que devia fazer isso por questões de segurança, mas francamente sempre me senti muito mais à vontade de conduzir com melhores pneus à frente.... já me fugiam diversos carros que tive (todos tração dianteira) variadissimas vezes de frente(subviragem), mas nunca me fugiram de traseira(sobreviragem)... eu sei que se me fugir traseira, dificilmente a recuperarei, mas acho que no meu tipo de condução e carro forço sempre MUITO mais frente que traseira.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jun 21, 2024 2:30 pm
civic Escreveu: sexta jun 21, 2024 9:00 am Eu por norma num tração dianteira tenho sempre os melhores pneus atrás.
Eu sei que devia fazer isso por questões de segurança, mas francamente sempre me senti muito mais à vontade de conduzir com melhores pneus à frente.... já me fugiam diversos carros que tive (todos tração dianteira) variadissimas vezes de frente(subviragem), mas nunca me fugiram de traseira(sobreviragem)... eu sei que se me fugir traseira, dificilmente a recuperarei, mas acho que no meu tipo de condução e carro forço sempre MUITO mais frente que traseira.
Experimenta vir a Viseu no Inverno (com chuva) e no meio de tanta rotunda vais ver o que é fugir de traseira, basta forçar um bocadinho.... :lol:
Já tive vários cagaços desses, tudo em rotundas, no Honda Jazz era mato, deu para perceber bem essa lógica do melhor atrás. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Faço muitas rotundas aqui na zona (SJMadeira anda sempre em luta com Viseu nesse aspecto :P) com chuva (mas sem neve ou gelo), e apesar de normalmente fazê-las ligeiramente acima da velocidade média de outros veiculos, também não costumo forçar mesmo na "esgalha".... normalmente tbm não levo pneus bem ao limite de piso...talvez por isso nunca tenha notado.
Os restantes carros que andei mais (Citroen AX 10 - 140KKms e Yaris 1.0 '06 uns 100kkms) também sempre muito "agarrados" ao asfalto, apesar de por exemplo o yaris gastar muito pneu frontal (nas laterais, mesmo estando com pressão certa)
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Este fdsemana foi dia de uns passeios e estava a uns kms de ponto de carregamento (25kms distância, mas com temperaturas +35º e elevações muito relevantes) com 20% bateria, 4 pessoas no carro... cheguei ao ponto de carregamento com 6% (casa de familiares)... mas estive a ver o local onde estava (Cabeçeiras de basto), e basicamente só podia carregar no posto "lento" 22kw (a 6kw no caso do leaf o que seria lento e bem costoso), pois o posto "rápido" que se situa no Intermarché dessa localidades apenas tem fichas CCS2 (e por acaso fiz lá umas compras e notei muita afluência com alguma gente à espera para carregar)... mais uma vez, o interior com um déficit de carregamentos rápidos para pessoal que escolhe estas paragens para ir.... Entre Amarante e Chaves é simplesmente um deserto de carregadores rápidos (apenas esse de Cabeceiras e que não tem Chademo).... como este caso, muitos outros haverá certamente e que tornam mobilidade elétrica para quem tem carros mais vintage mais dificil um pouco.

De resto, tudo pacífico...apenas notei na vinda um excessivo consumo do leaf pois vinha carregado, estavam 35º, AE... fez média de 16kwh/100kms... já não via um valor destes (alto) à bastante tempo...
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Em Chaves tens um Hub na Roady com postos da Kempower, já carreguei lá o i4 e tem pelo menos uma Chademo. ;)
Também foi fim de semana com uma volta grande, eu fui mais para sul, Sintra.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: segunda jul 29, 2024 4:13 pm Em Chaves tens um Hub na Roady com postos da Kempower, já carreguei lá o i4 e tem pelo menos uma Chademo. ;)
Também foi fim de semana com uma volta grande, eu fui mais para sul, Sintra.
Sim, em Chaves tinha visto, mas para o Leaf ainda era um esticão de Cabeceiras de Basto lá...nunca lá mais chegava com 20% bateria e 35º... talvez Ribeira de Pena, mas aí again só de 22kw. Mais valia tentar ir para baixo (Amarante ou Lixa). Felizmente foi em casa de familiares e "encher" 95% (5-100% :) ) à borlix eheheh.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Como vi Chaves na tua descrição pensei que tinhas passado por lá.
Eu na voltinha de fim de semana também andei sempre à borlix, mas a volta foi um pouco maior, só paguei 2,45€ em portagens, mais nada.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Falei em Chaves para explicar o raio, tipo só em Chaves, Amarante, Lixa e V.Real há postos com Chademo rápidos... e mesmo CCS2 só mesmo em Cabeceiras... Convém ter em conta que apesar de distância efetiva não ser muita, pelo tipo de estrada, demoramos muito tempo a percorrer.... aqui sim (interior), onde comercialmente porderá fazer menos sentido ter carregamentos rápidos, deveria haver alguma subsidiação de postos... o contrário do que se fez onde se preveligiou o litoral... agora em todas as cidades grandes do litoral há muitos PCR's mas interior continua ao abandono... :(
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

É verdade, embora me pareça que os municipios têm uma palavra a dar nesse aspeto, os licenciamentos são um quebra cabeças.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Este Sábado foi mais um daqueles testes ao Leaf, e para já parece tudo OK com o bicho (sem ter leafspy é dificil aferir mais). Não tinha a certeza de saiir nesse dia pelo que tinha posto bateria a carregar apenas até 85% SOC que foi % quando saí e entre AE (70%) grande parte a 85kmh... um pouco a 120kmh com súbita urgência :P... e restante nacional, fiz 195kms :).... cheguei a casa nas lonas (2% no quadrante), mas sem notar qualquer quebra de rendimento (apesar de que nos últimos 8kms acho que nunca passei mesmo da 1 ou 2 barras aceleração ahahah).

Um percruso não muito exigente (Arredores Ovar-Coimbra-Conimbriga-Arredores Ovar) e muita calma na condução ajudaram. À saída de Conimbriga para casa tinha 35% SOC no quadrante (e a 92kms de casa) - pus-me a fazer muitas contas na cabeça a ver se daria... CB nos 85kmh e siga por A1...com miudos pequenos seria tortura levá-los por nacional...ainda para mais já sendo noite e eles raramente dormem no carro.

O leaf vai durando e mantendo-se com autonomias boas... agora com pouco mais de 128KKms e 6,5 anos.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

O meu vai nos quase 154k kms e mantem-se também em perfeitas condições de bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

É isso...

Vamos andando e esperando que não hajam contratempos de maior.

Ainda precisava de uns 2 anos (mínimo) para pensar em tornar o Leaf 2º carro da casa... a andar o normal destes anos, é mais ou menos + 40kkms, seja um total de 190kkms +- como carro principal da familia...

A partir daí terá uma vida mais calma e menos dada a extremos de SOC - a ver quanto duram as baterias e o resto :) para já em termos qualidade tudo ok.... apenas tenho um "trim" exterior na porta de trás (junto a vidro) lado condutor meio a descolar...ainda vou ter de ver como resolver (tipo de cola?!).
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

No outro fdemana numa ida ao Porto, carro começou a acender avisos do nada (meio da AE após uns 10kms de saída).

Minha mulher olha para mim tipo - Isto vai parar não vai?!....eu, Não, não, é feitio... :P mas a roer por dentro.

Erro de colisão, falta de controlo tração, etc... uns 3 ou 4.

Depois lembrei-me, carro está um bocado "porquito"...toca de mandar água para os vidros (e para sensores da câmara). Um reset ao carro (entenda-se apenas desligar, ir ao ikea e voltar), e há mais de uma semana que nunca mais se queixou.

Tenho o leitor de bateria 12v e não a tenho visto "em baixo"...mas é acompanhar que também carro tem hoje 6,5 anos e ainda bateria de origem.

Neste domingo, fui numa saida maior que o programada inicialmente e cheguei novamente nas lonas com 4% mas já sem kms no mostrador.... saiu de casa com 49% e regressei com 4% e 100kms percorridos :)
"Freddy Krueger"

Responder

Voltar para “Automóveis”