How Stuff Works - Aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

Re: How Stuff Works - Aerogerador

Mensagem por Senge »

master Escreveu:a vender pelo preço justo não te safas
agora mais a sério, é isso que fazem os chineses, compram um modelo, desmontam, arranjam peças mais baratas, montam e vendem por metade do preço.
e podem, pois não gastaram dinheiro na idéia, estudos, designes,etc... os outros fazem o trabalho todo e depois é só copiar....
boas,

e qual é o problema?

1º copias e angarias fundos;
2º fazes investigação, melhoras design e tudo mais...
3º com bons preços ganhas mercado e depois torna-se um loop, quanto melhor o material mais vendes e tal...

cumps

silva1962
Membro
Membro
Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm

Mensagem por silva1962 »

"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

master Escreveu:a vender pelo preço justo não te safas
agora mais a sério, é isso que fazem os chineses, compram um modelo, desmontam, arranjam peças mais baratas, montam e vendem por metade do preço.
e podem, pois não gastaram dinheiro na idéia, estudos, designes,etc... os outros fazem o trabalho todo e depois é só copiar....
eu acredito que não é bem assim, tão fácil. os chineses têm as suas facilidades, como mão-de-obra barata e menos impostos, mas dizer que copiar produtos de tecnologia é simples, eu não concordo. todos sabem que antes de a apple lançar o ipod mini, já apareceu a imitação chinesa dele. e queiram ou não, a imitação realmente funciona tanto quanto o original, e custa muito menos. duvido que qualquer um sem um mínimo de estudo consiga imitar um produto com tanta complexidade. temos que reconhecer que eles estudam mais do que nós, e também trabalham mais.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

Mensagem por Senge »

boas,

não sei se repararam, mas esse exemplo é outro que o senhor utilizou uma bobine de automóvel e colocou apenas imans permanentes e já esta 300w.

estou a ficar tentado em arranjar um alternador sacar aquilo tudo de dentro e colocar uns imans permanentes e ver se aquilo tem bons resultados....lol

os alternadores de caminhão são maiores????

cumps

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

senge Escreveu:boas,
não sei se repararam, mas esse exemplo é outro que o senhor utilizou uma bobine de automóvel e colocou apenas imans permanentes e já esta 300w.
estou a ficar tentado em arranjar um alternador sacar aquilo tudo de dentro e colocar uns imans permanentes e ver se aquilo tem bons resultados....lol
os alternadores de caminhão são maiores????
cumps
observem uma inconsistência que verifiquei no referido projeto:

potência

os aerogeradores desenvolvem uma potência média de 300watts. conforme cláudio, o trabalho de um dia de “bons ventos” é suficiente para o cata-vento abastecer, eletricamente, seis lâmpadas fluorescentes, uma tv de 14 polegadas e um receptor de antena parabólica, tudo ao mesmo tempo num intervalo de cinco a seis horas. pouco, se comparado às necessidades atuais de uma residência, mas é comparável à energia produzida pelas placas de energia solar, outra fonte limpa e renovável de energia. “é uma boa economia, principalmente do jeito que a energia tá custando caro”.

fazendo as contas da carga:
6 lâmpadas de 15w ---------> 90w
1 tv 14" --------------------> 40w
1 receptor ant. parabólica-> 20w

total --------------------> 150w x 5h = 750w/dia.

considerando o tempo de funcionamento de 10 horas por dia de uma turbina de 300w teríamos 300w x 10h = 3000w/dia, o que é bastante dentro da realidade. como foi informado, na região onde o referido catavento está sendo usado (litoral nordeste do brasil) possui vento em abundância, isso seria o mínimo de se esperar, entretanto a carga informada é de apenas 750w/dia, o que me leva a duvidar que o catavento mostrado realmente produza 300w/h.
se ele produz 750w/dia, então a potência nominal dele é de 750w/10h = 75w, e não 300w.

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm

Mensagem por Tiengenhocas »

imanes-2.jpg
imanes-2.jpg (13.15 KiB) Visto 3181 vezes
ainda não tive a oportunidade de pôr as mãos num desses aerogeradores, por isso gostava que me dissessem de que material é feita esta cinta à volta dos imanes, parece de ferro, mas isso iria enfraquecer o campo magnético.

também acho que esses aerogeradores são muito caros para aquilo que produzem e é possível fazer melhor e mais barato.
este meu aerogerador já tem muitos anos e tem o mesma construção, se bem me lembro tem 14 imanes,mas utilizei passo variavel para facilitar o arranque e fazer travagem com ventos fortes
agora estou a pensar em construir um com 16 polos, só preciso de tempo para a montagem e para testes
aeronetsb9.jpg
aeronetsb9.jpg (20.93 KiB) Visto 3181 vezes

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiengenhocas Escreveu:ainda não tive a oportunidade de pôr as mãos num desses aerogeradores, por isso gostava que me dissessem de que material é feita esta cinta à volta dos imanes, parece de ferro, mas isso iria enfraquecer o campo magnético.
até o momento só desmontei um airx 400. mas como consertei ele pelo menos uma dezena de vezes, pude observar que a cinta era de cobre. não tinha essa aparência de cromado que aparece na foto anterior. era da cor do cobre mesmo, aquele tom avermelhado.

é comum ver cintas de cobre também envolvendo transformadores, e buchas de cobre entre o bobinado e o núcleo de solenóides. o cobre têm pouca influência sobre os campos magnéticos. no caso do airx 400, ao que parece, a cinta é uma segurança para o caso de a cola que segura os ímãs venha a falhar.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

ora era assim mesmo um destes
Gerax_400.JPG
Gerax_400.JPG (21.82 KiB) Visto 3141 vezes
(ou mesmo mais que um) que eu necessitava para colocar no meu quintal, rodeado de prédios onde não posso colocar aerogeradores grandes.
e como eu, muitos iriam querer!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

mauri Escreveu:ora era assim mesmo um destes
gerax_400.jpg
(ou mesmo mais que um) que eu necessitava para colocar no meu quintal, rodeado de prédios onde não posso colocar aerogeradores grandes.
e como eu, muitos iriam querer!
em breve nas melhores lojas do ramo... eh eh eh

na verdade essa é a versão para uso rural. eu ainda ando estudando melhorar um pouco mais a aparência do produto, antes de lançá-lo no mercado. e também estudando um modelo para uso urbano.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu: na verdade essa é a versão para uso rural. ...antes de lançá-lo no mercado. e também estudando um modelo para uso urbano.
tenho quase a certeza que vais ter muito sucesso.
como disse... eu próprio ficaria com quatro... se os preços fossem razoáveis.
já agora: em questão de produção de energia, sei que não pode ser muita, mas de quanto?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm

Mensagem por Tiengenhocas »

josenir Escreveu:
tiengenhocas Escreveu:ainda não tive a oportunidade de pôr as mãos num desses aerogeradores, por isso gostava que me dissessem de que material é feita esta cinta à volta dos imanes, parece de ferro, mas isso iria enfraquecer o campo magnético.
até o momento só desmontei um airx 400. mas como consertei ele pelo menos uma dezena de vezes, pude observar que a cinta era de cobre. não tinha essa aparência de cromado que aparece na foto anterior. era da cor do cobre mesmo, aquele tom avermelhado.

é comum ver cintas de cobre também envolvendo transformadores, e buchas de cobre entre o bobinado e o núcleo de solenóides. o cobre têm pouca influência sobre os campos magnéticos. no caso do airx 400, ao que parece, a cinta é uma segurança para o caso de a cola que segura os ímãs venha a falhar.
obrigado,josenir.
neste caso poderá ser inox.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”