Bin Laden fição ou realidade

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

osama lança reeleição de obama
8 de maio, 2011

presidente dos estados unidos sobe nas sondagens após morte de bin laden. no entanto, as dúvidas e contradições em torno da operação militar contra a al-qaeda ameaçam abrir novos debates que podem manchar barack obama.

Imagem

no final da última de cinco reuniões que obama teve desde março com a sua equipa de conselheiros de segurança sobre a operação bin laden, o presidente dos estados unidos pediu tempo para que o deixassem reflectir.

segundo a cnn, as informações da cia davam a obama entre 60 a 80% de garantia que bin laden estaria dentro do complexo identificado em abbottabad. em cima da mesa havia três hipóteses: uma operação terrestre em conjunto com as forças paquistanesas; um ataque aéreo à casa onde acreditavam estar o líder da al-qaeda; ou enviar uma equipa militar de elite ao local.

entre os seus conselheiros, o director da cia leon panetta defendia um ataque terrestre que não envolvesse os paquistaneses: «qualquer tentativa de trabalhar com os paquistaneses teria posto em causa a operação, pois poderiam alertar o nosso alvo», assumiu, já depois de bin laden ter sido morto na madrugada de segunda-feira.

já robert gates, o secretário de defesa que obama herdou da administração bush, preferia a opção de um ataque aéreo, realçando o perigo que representava a operação terrestre sem a participação paquistanesa, cujo exército poderia responder com violência a uma aparente invasão estrangeira.

sobre essa opção, os oficiais da força aérea avisaram obama que, perante o arsenal que seria necessário para destruir aquela habitação, seria muito difícil ter condições para identificar qualquer vítima após a operação.

no final de quinta-feira 28 de abril, obama tinha essas três opções em cima da mesa, sabendo que qualquer erro poderia sair-lhe caro já em tempo de pré-campanha com os potenciais adversários a voltarem a questionar as suas origens.

quando, na sexta-feira, deu a luz verde para uma missão terrestre dos comandos da marinha (seal) já o presidente tinha tornado público o seu certificado de nascimento para provar ao eleitorado que é mesmo norte-americano.

até trump se calou

«uma das decisões mais corajosas de um presidente na história recente», como lhe chamou o conselheiro antiterrorismo jack brennan, começou a dar frutos já a noite de domingo ia avançada, quando milhares de pessoas saíram à rua em washington e nova iorque para festejar o anúncio da morte de bin laden. na manhã seguinte, o milionário donald trump – potencial candidato republicano à presidência que subiu nas sondagens após insistir na teoria da nacionalidade queniana de obama e exigir ver os registos académicos por achar estranho que tenha frequentado harvard – declarava uma suspensão na sua participação no «debate político e partidário» devido à relevância da notícia que chegava do paquistão.

subitamente, o presidente que fora eleito arrasando o passado bélico do seu antecessor tornava-se herói por ordenar o assassínio do ‘inimigo número um’ do país. três dias depois, uma sondagem do new york times dava a obama uma taxa de aprovação de 57% – uma subida de 11% em relação ao mês anterior. no combate ao terrorismo, obama agrada a 70%, quando há um ano só 35% o aprovavam. ainda assim, mais de 50% continuam a criticar as decisões do presidente em política económica.

e uma série de contradições nos relatos da administração sobre a operação em abbottabad deram origem a questões sobre a legitimidade da operação, deixando no ar a dúvida se a bonança seria para durar.

chuva de dúvidas

a contradição mais evidente deu-se quando o porta-voz da casa branca joe carney admitiu na terça-feira que bin laden não estava armado durante a operação, desmentindo a informação dada na véspera. «a resistência não implica o uso de armas», afirmou, sem no entanto conseguir evitar que algumas vozes questionassem a necessidade de matar o alvo. «bin laden resistiu. mas como é que representou uma ameaça às forças norte-americanas?», questionou o director da humans rights watch depois de ouvir carney.

para kenneth roth, «não se trata de fazer justiça» quando se mata alguém «sem julgamento e condenação».

também a legalidade da própria missão foi questionada. os eua defendem que se tratou de um combate num conflito armado, algo que christof heyns, investigador de crimes extrajudiciais nas nações unidas, questiona: «há dúvidas no meio legal sobre se estamos a lidar com um conflito armado com a al-qaeda no paquistão».

as dúvidas chegaram até ao ponto de se questionar a morte de bin laden por não haver imagens, algo que gerou novas contradições na administração. panetta afirmou na segunda--feira ter a «certeza» que a casa branca iria publicar imagens. informação desmentida pelo próprio presidente, quando, em entrevista ao programa 60 minutes, disse não querer que «uma imagem perturbadora de alguém que foi baleado na cabeça circule como um incitamento à violência ou como ferramenta de propaganda».

http://sol.sapo.pt/inicio/internacional ... t_id=18656
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por Luciano Kaefer »

muitas delongas. um homem que comanda o assassinio de mais de 3.000 pessoas, deveria ser julgado e condenado ?
mais de 100.000 pessoas ficaram órfãs de seus parentes, que não estavam em guerra, não estavam em combate.
vai existir teorias, como a do elvis, que não morreu, mas foi abdusido por um disco voador. mas no caso desse mentecapto, que tenha sofrido bastante antes de morrer, e que queime nos quintos dos infernos, por toda sua eternidade.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

washington pede ao paquistão que investigue 'rede de apoio' de bin lad
08 maio 2011

washington — washington pediu neste domingo ao paquistão, uma semana após a morte de osama bin laden, que investigue a "rede de apoio" que permitiu ao líder da al-qaeda permanecer escondido durante anos neste país.

Imagem
militar e policial isolam uma rua próxima ao esconderijo do líder da al-qaeda, osama bin laden, em abbottabad, paquistão

"pensamos que deveria haver algum tipo de rede de apoios para bin laden dentro do paquistão", disse o presidente americano barack obama em uma entrevista à rede cbs, que será transmitida integralmente na noite deste domingo.

islamabad prometeu investigar, mas rejeitou que extremistas islâmicos tenham encontrado ali um refúgio.

convidado a vários debates dominicais nas principais redes de televisão americanas, seu assessor em temas de segurança, tom donilon, também pediu a islamabad que realize uma investigação, mas tentou não aumentar a polêmica afirmando que nada permite acusar os líderes paquistaneses de ter protegido bin laden.

"não temos nenhuma prova de que o governo de islamabad soubesse" onde estava o líder da al-qaeda, acrescentou à rede nbc. mas, estimou, "bin laden teve redes de apoio em abbottabad", a cidade próxima a islamabad onde foi morto por um comando americano no dia 1 de maio.

o embaixador do paquistão nos estados unidos, hussain haqqani, assegurou neste domingo que irão "rolar cabeças" de funcionários de alto escalão paquistaneses após a divulgação de que bin laden se escondia há anos no paquistão.

"cabeças vão rolar assim que terminar a investigação", declarou à rede de televisão cnn.

sinal de degradação das relações entre os dois países, donilon indicou que não estava prevista nenhuma visita de obama ao paquistão, quando a casa branca havia anunciado em outubro que o presidente americano viajaria neste ano ao país.

islamabad, que considera que sua soberania territorial foi violada durante a operação, ameaçou na semana passada rever sua cooperação militar com os estados unidos se voltar a ocorrer um episódio semelhante.

a oposição paquistanesa considera que o presidente asif ali zardari e o primeiro-ministro yusuf raza gilani precisam explicar como foi possível que um comando americano entrasse em seu território nacional ou devem renunciar.

os estados unidos divulgaram cinco vídeos apreendidos durante a operação, em um dos quais é possível ver osama bin laden com barba branca assistindo à televisão por satélite. sentado no chão, utiliza um controle remoto para passar de um canal para outro, parando nos canais que divulgam imagens suas.

a apreensão de vídeos e documentos (discos rígidos, cd-roms, usbs) pelos comandos americanos é considerada a maior já feita contra um chefe da al-qaeda, afirmou no sábado um funcionário da inteligência, segundo o qual "bin laden continuava sendo um líder ativo desta rede, que dava instruções estratégicas, operacionais e táticas".

na última gravação antes de ser morto, bin laden adverte que não haverá segurança para os estados unidos até que os palestinos a tenham, informou um site islamita neste domingo.

"os estados unidos não poderão sonhar com segurança até que vivamos em segurança na palestina", afirma. "é injusto que vocês vivam em segurança enquanto nossos irmãos em gaza vivem inseguros".

as reações à morte de bin laden prosseguiam durante o fim de semana. os ataques de sábado contra prédios do governo em kandahar, no sul do afeganistão, são "uma vingança" dos extremistas, indicou o gabinete do presidente afegão, hamid karzai.

na somália, os insurgentes islamitas radicais shebab, que estão coordenados com a al-qaeda, prometeram "continuar a guerra santa contra os infieis" e se sacrificar, se necessário.

na suíça, o ministro da defesa, ueli maurer, estimou que obama se colocou no "nível de um terrorista" quando anunciou a morte do homem mais procurado do mundo.

segundo o jornal asharq al-awsat, uma das sogras de bin laden, a mãe de sua primeira esposa, sofreu um derrame cerebral e morreu após receber a notícia da morte do genro.

http://www.google.com/hostednews/afp/ar ... 5541b7.851
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

bin laden: sem segurança nos eua sem segurança na palestina
8 de maio de 2011

o fundador da rede terrorista al qaeda, usama bin laden, advertiu que não haveria segurança nos estados unidos sem segurança na palestina, numa mensagem áudio gravada antes da sua eliminação por forças norte-americanas no paquistão e hoje divulgada na internet.

na mensagem dirigida ao presidente norte-americano, barack obama, e hoje colocada online por um site islâmico, bin laden avisa: «a américa não poderá sonhar com segurança enquanto nós não vivermos essa segurança na palestina».

«é injusto que vocês vivam em paz ao passo que os nossos irmãos (na faixa) de gaza vivem na angústia. em consequência, e com a vontade de deus, os nossos ataques contra vós vão prosseguir enquanto se mantiver o vosso apoio aos israelitas», acrescentou, na curta gravação.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=509302
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

padre indonésio classificou bin laden como «grande guerreiro»

9 de maio de 2011

o padre radical indonésio, abu bakar bashir, disse hoje que usama bin laden foi um «grande guerreiro» que será recompensado no céu «pelos seus grandes sacrifícios pelo islão».

os comentários daquele que é o padre radical mais famoso da indonésia foram feitos aos jornalistas antes do início de uma das audiências do seu julgamento em que vai acusado de ajudar à criação de um campo de treino de terroristas na província indonésia de aceh.

abu bakar bashir, 72 anos, foi co-fundador do grupo islamista jemaah islamivah, ligado à al qaeda, a quem é atribuída a responsabilidade de vários ataques suicidas na indonésia que já causaram a morte a mais de 260 pessoas, muitas delas turistas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=509339
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

duas vacas, cem galinhas e al-qaeda: bem-vindos à 'granja bin laden'
8 de mai de 2011

cercado por três mulheres, uma dezena de crianças, uma centena de galinhas, duas vacas e coelhos, o chefe da al-qaeda, osama bin laden, desfrutava de uma vida tranquila, ritmada pelas colheitas de sua pequena granja paquistanesa em abbottabad.

em um vídeo gravado com a câmera de um celular por um soldado paquistanês, é possível ver uma dúzia de ovos em cima da pia da cozinha, possivelmente recém-chegados do galinheiro mantido pela família bin laden em sua casa, situada no sopé do himalaia paquistanês.

na casa branca de três andares, cerca de 20 pessoas viviam em torno do homem mais procurado do mundo.

Imagem
cercado por três mulheres, uma dezena de crianças, uma centena de galinhas

cinco delas morreram durante o ataque das forças americanas do último domingo: bin laden, um de seus filhos, seus dois guarda-costas - apelidados de "kwuaitianos" - e uma mulher, segundo fontes da segurança paquistanesa.

os sobreviventes, as três mulheres de bin laden e seus filhos, foram detidos pelo exército paquistanês. durante o interrogatório, amal ahmed adbulfata, uma iemenita de 29 anos, esposa mais jovem do terrorista, afirmou que seu marido vivia naquela casa há cinco anos.

segundo washington, os documentos apreendidos na residência de bin laden durante a operação que o matou mostram que ele era "o líder ativo da al-qaeda".

o vídeo do soldado paquistanês, gravado na última terça-feira antes que o exército paquistanês esvaziasse por completo a casa, dão uma ideia do dia-a-dia da família e seus agregados, cuja organização ficava a cargo de "tariq" e "arshad", dois irmãos paquistaneses nascidos no kwuait (daí o apelido), onde seu pai conheceu e tornou-se amigo de bin laden.

ao contrário do que dizem os americanos, a casa de três andares não era luxuosa; mais que uma mansão, o lugar parece uma pequena clínica, um tanto sinistra.

seu interior é espartano: azulejos cinza, paredes e escadas de concreto nu, móveis rústicos de madeira, colchões de espuma e televisões velhas. o quarto do chefe da al-qaeda, cuja família ocupava os dois andares superiores, não é uma exceção.

no jardim, à sombra de altos muros de concreto e grandes choupos, os bin laden tinham "duas vacas, dois cachorros e mais de cem galinhas", enumera qasim mohamad, que mora na casa vizinha.

o jovem zarar, de 14 anos, que também vive ali perto, afirma ter entrado na casa uma vez.

"vi duas mulheres que falavam em árabe e me deram de presente dois coelhos", conta.

apenas um homem era autorizado a entrar de vez em quando nos jardins: shamrez mohamad, pai de qasim, um agricultor que dava de comer aos animais e ajudava a plantar batatas, couve-flor e feijões.

preso pelo exército paquistanês depois do ataque americano, mohamad - considerado uma testemunha crucial - foi libertado na sexta-feira. segundo seu filho, ele deixou abbottabad.

as vacas, por outro lado, foram levadas pelo exército, e provavelmente acabarão servindo aos soldados de algum quartel.

na manhã de segunda-feira, mohammad kareem, um agente imobiliário, contou ter visto "soldados correndo atrás de galinhas" ao redor da casa.

"certamente vão comê-las com suas famílias", comentou.

o que aconteceu com os coelhos, entretanto, ainda é um mistério.

http://br.noticias.yahoo.com/duas-vacas ... 02238.html
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

obama exige investigação sobre vínculos de paquistão com bin laden
09 de maio de 2011

presidente americano evita acusar diretamente islamabad de saber paradeiro de líder da al-qaeda

evitando acusar diretamente o governo do paquistão de ter conhecimento da presença de osama bin laden em seu território durante quase sete anos, o presidente dos eua, barack obama, afirmou ser preciso investigar o possível envolvimento de alguma autoridade da administração paquistanesa com o líder da al-qaeda.

Imagem
repúdio. em multan, paquistaneses protestam contra os eua e condenam morte de bin laden

"bin laden teve alguma forma de apoio no paquistão, mas não sabemos se era alguém de dentro do governo ou alguma pessoa de fora e isso é algo que precisamos investigar. mais importante, o governo do paquistão necessita investigar", disse obama, em entrevista à tv cbs.

obama acrescentou que os 40 minutos em que acompanhou o ataque dos seals foram "os mais longos" de sua vida - exceção feita à ocasião em que sua filha sasha teve uma doença grave. segundo ele, a chance de sucesso na operação era "55 a 45". havia divisão entre seus assessores sobre qual a melhor alternativa. "não podíamos dizer com segurança que bin laden estivesse lá (na casa no paquistão). se não o encontrássemos, haveria conseqüências sérias", afirmou obama, na primeira entrevista desde a ação contra o líder da al qaeda.

a necessidade de investigar a possível ligação de bin laden com autoridades paquistanesas também foi abordada pelo assessor de segurança nacional da casa branca, tom donilon. afirmando não ter "provas de que líderes políticos, militares ou de inteligência tivessem conhecimento da presença de bin laden", ele disse ser preciso entender como "isso ocorreu no paquistão". a suspeita é que alguém dentro da isi, o serviço de inteligência do paquistão, soubesse do local onde estava bin laden. essa agência, apesar de colaborar com os eua, mantém ligações com extremistas do afeganistão e do paquistão.

o governo paquistanês comprometeu-se a investigar se membros da administração sabiam que bin laden, morto há uma semana em uma operação militar dos eua em abbottabad, no paquistão, estava no país. hoje, o premiê yusuf raza gilani realizará um pronunciamento oficial para a nação no parlamento em islamabad, no qual apresentará a versão oficial do governo sobre a operação americana que resultou na morte do terrorista saudita. será a primeira vez que o governo paquistanês se manifestará publicamente sobre o episódio, que provocou uma crise interna no país.

em um vídeo exibido ontem em sites jihadistas, gravado em uma data não determinada, bin laden fez ameaças aos eua dizendo que os "americanos não terão segurança enquanto os palestinos também não tiverem". na sexta-feira, a al-qaeda admitiu que o saudita morreu na ação americana. o governo dos eua, no sábado, divulgou vídeos caseiros de bin laden em seu esconderijo em abbottabad.

no afeganistão, o comandante das forças dos eua no país, david petraeus, disse que a morte de bin laden deve reduzir a influência da al-qaeda no taleban e pode facilitar o rompimento das relações entre os dois grupos. segundo washington, bin laden ainda estava no comando da rede terrorista. mas tanto o governo do paquistão quanto analistas americanos consideram um exagero afirmar que o saudita ainda centralizasse o poder.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6654,0.php
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

na casa de bin laden, crianças tinham aula em casa para manter segredo
09 de maio de 2011

cerca de 16 crianças que viviam com osama bin laden em seu esconderijo no paquistão eram vigiadas cuidadosamente pelo líder da al qaeda, forçadas a estudar em casa e raramente podiam sair da mansão, que se assemelhava a uma fortaleza.



forças especiais dos eua mataram bin laden durante uma invasão de sua mansão na cidade de abbottabad, 50 quilômetros ao norte da capital, islamabad, no dia 1o de maio.


investigadores paquistaneses que revistaram o complexo depois da operação norte-americana encontraram uma sala com uma lousa, que funcionava como escola domiciliar para as crianças.


"as crianças não eram autorizadas a frequentar escolas das redondezas, para evitar que bin laden fosse rastreado", disse um agente de segurança paquistanês.


"eles (os moradores da casa) protegiam as crianças e as mantinham em segredo. como se poderia imaginar, as crianças poderiam revelar alguma coisa", disse o agente, que se negou a ser identificado porque não é autorizado a falar com a mídia.


o homem mais procurado do mundo passou quase dez anos vivendo escondido, depois de orquestrar os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os estados unidos, até finalmente ser localizado por agentes dos eua.


entre as pessoas detidas pelas autoridades paquistanesas após a invasão da mansão estão três das esposas de bin laden -- uma iemenita e duas sauditas.


as duas sauditas têm alto nível de instrução -- uma delas possui doutorado em direito islâmico --, e eram elas que ensinavam as crianças, disseram os investigadores paquistaneses.


ainda segundo os investigadores, quatro das crianças eram netas de bin laden. não se acredita que todas as outras fossem filhas de bin laden.


um dos filhos adultos de bin laden foi morto na ação norte-americana, juntamente com dois outros homens.


vizinhos da mansão na periferia de abbottabad ficaram chocados ao saber que bin laden vivia entre eles, mas alguns disseram que sua presença no local explicava o comportamento estranho dos moradores da mansão.


as crianças nunca saíam sozinhas para brincar com as crianças do bairro. apenas ocasionalmente eram vistas caminhando até lojas das redondezas, mas sempre na companhia de um adulto, disseram vizinhos.


autoridades de segurança do paquistão disseram que, após o término da investigação, as esposas de bin laden e as crianças serão deportadas para seus países de origem.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 6857,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

comentário de roberto cardoso Imagem
9 de maio de 2011

eu gostaria apenas de deixar brevemente alguns artigos para contra-balancear um pouco com o que se ve na mídia hj em dia, que falha em questionar tantas inconsistências desta suposta morte de bin laden (que mesmo a cia diz ter 95% de certeza dela).
por favor, antes de criticar, veja as fontes no fim dos artigos, todas confiáveis. - vídeo apresentado pelos eua é de 4 anos atrás http://www.anovaordemmundial.com/2011/0 ... -de-4.html - bin laden morreu em 2001 e o 11 de setembro foi uma farsa, diz ex-funcionário do alto escalão dos eua http://www.anovaordemmundial.com/2011/0 ... 11-de.html -
morte de bin laden justificará ataque nuclear de falsa bandeira: http://www.anovaordemmundial.com/2011/0 ... a-e-o.html -
osama bin laden é pronunciado morto, pela nona vez! http://www.anovaordemmundial.com/2011/0 ... morto.html

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 5897,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

paquistão anuncia inquérito sobre presença de bin laden
9 de maio de 2011

o primeiro-ministro do paquistão anunciou hoje um inquérito para saber como usama bin laden pôde viver impunemente em abbottabad, mas insistiu que o país não pode o único responsabilizado pela existência e pelos atos da al-qaeda.

«estamos determinados em saber por todos os meios como e desde quando usama bin laden estava em abbottabad. foi ordenado um inquérito», anunciou yusuf raza gilani perante os deputados da assembleia nacional.

mas «a al-qaeda não nasceu no paquistão», apontou em resposta às acusações, nomeadamente de washington, sobre uma eventual cumplicidade do exército e dos serviços secretos paquistaneses.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=509451
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

obama: decisão de matar bin laden «não lhe tirou o sono»

9 de maio de 2011

quem tiver dúvidas de que os eua deveriam ter morto osama bin laden precisa de ter a sua cabeça examinada, disse o presidente norte-americano, barack obama, em comentários transmitidos pela televisão no domingo.

uma semana depois de a equipa secreta norte-americana ter morto bin laden no seu refúgio no paquistão, obama proclamou o sucesso e rejeitou ideias de que o líder da al qaeda, que estaria desarmado, deveria ter sido capturado vivo.

bin laden teve o que merecia, disse obama ao programa «60 minutes» da cbs news, em entrevista após uma semana de atenções focadas na missão que matou bin laden e as decisões arriscadas que estavam por trás dela.

«apesar de estar muito nervoso sobre todo o processo, a única coisa pela qual não perdi o meu sono foi a possibilidade de matar bin laden», disse obama.

«a justiça foi feita. e eu acho que qualquer um que duvide que o responsável pelo assassínio em massa em território americano não merecia o que aconteceu com ele, precisa de ter a sua cabeça examinada», afirmou.

jim messina, responsável pela campanha de obama à reeleição em 2012, enviou um e-mail para uma gigantesca quantidade de destinatários no domingo pedindo aos simpatizantes do presidente para assistirem à entrevista.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=509398
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

eua não vão pedir desculpas por operação contra bin laden
09 maio 2011

washington — os estados unidos afirmaram nesta segunda-feira que não vão "se desculpar" por realizar um ataque que matou osama bin laden em solo paquistanês, após o governo de islamabad queixar-se sobre o "unilateralismo" americano.

Imagem
porta-voz da casa branca jay carney

o porta-voz da casa branca, jay carney, afirmou que washington levou a sério as queixas do paquistão, mas acrescentou que "não nos desculpamos pela decisão que o presidente tomou".

ele afirmou que obama estava convencido de que tinha o "direito e o dever" de montar o ataque, e observou que o presidente afirmou durante sua campanha que iria agir para pegar bin laden no paquistão, se necessário.

o primeiro-ministro do paquistão, yousuf raza gilani, reclamou mais cedo sobre a invasão americana em abbottabad que culminou com a morte bin laden no dia 1º de maio, depois que o governo paquistanês não foi informado com antecedência sobre o plano.

carney também afirmou que os estados unidos ainda estão buscando cooperação de islamabad para ter acesso às três viúvas do líder da al-qaeda que se encontram sob custódia do paquistão e podem ter informações vitais sobre o grupo terrorista.

http://www.google.com/hostednews/afp/ar ... 06c094.131
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

iraque: al qaeda reivindica atentado que matou 24 polícias
9 de maio de 2011

o braço iraquiano da al qaeda reivindicou o atentado perpetrado na quinta-feira contra uma esquadra de polícia em hilla, a sul de bagdad, que fez 24 mortos, divulgou hoje o centro norte-americano de vigilância de «sites» islâmicos.

«o estado islâmico do iraque (isi), ligado à al qaeda, reivindicou a responsabilidade do atentado suicida perpetrado a 05 de maio na cidade de hilla, na província iraquiana de babilónia, num comunicado publicado em fóruns jihaditas», indicou hoje o centro norte-americano (site).

vinte e quatro polícias, incluindo cinco capitães e dois tenentes, morreram no atentado e 72 ficaram feridos devido à explosão de uma viatura armadilhada no interior do perímetro de uma esquadra da polícia em hilla, uma cidade de maioria xiita a 95 quilómetros a sul de bagdad.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=509464
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


M1962
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 07, 2011 10:12 am

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por M1962 »

olá
o comportamento humano assume por vezes contornos que ultrapassam tudo o que se possa imaginar.

avaliando o individuo em questão por esse prisma, ele efectivamente foi um personagem ficcional.

reportando aos acontecimentos do 11 de setembro e outros,aí somos confrontados com a realidade atroz,que configura um comportamento que no mínimo deve causar repulsa.

não me congratulo com a morte de nenhum ser humano,segundo as noticias veiculadas,estaria desarmado no momento da acção que teria por objectivo a sua eliminação,pormenor de somenos importância,todos os que morreram sob o jugo do terror,não o mereciam,e esse facto não incomodou seguramente o personagem.

incomodo,experimentei sempre que alguma acção terrorista ceifou vidas inocentes,já o mesmo sentimento não experimentei com a eliminação do personagem,seguramente não estou a ficcionar.

aquele abraço

mário

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

vídeos de bin laden podem ser falsos
e manipulados, diz mídia britânica

09/05/2011

uma das imagens mostra homem frágil, de barba branca, como uma figura decadente

Imagem
jornal daily mail indicou pontos suspeitos em possível imagem de bin laden em seu complexo
veja no infográfico

http://noticias.r7.com/internacional/no ... on=0">jogo dos sete erros - o estranho vídeo de osama bin laden

os supostos vídeos achados por oficiais da inteligência dos estados unidos dentro da casa de osama bin laden têm causado polêmica. nesta segunda-feira (9), o jornal the daily mail e a rede bbc, ambos britânicos, publicaram reportagens questionando a veracidade e levantando uma possível manipulação das imagens.

um dos vídeos apreendidos mostra o homem frágil, de barba branca, que seria o líder da al qaeda assistindo a reportagens na televisão sobre si mesmo, segundo a casa branca. porém, no paquistão, muitas pessoas não ficaram convencidas.

a bbc ouviu 50 pessoas em abbottabad, onde bin laden foi morto, e apenas uma delas disse acreditar que o homem da foto é o terrorista. um homem disse à bbc que a pessoa que aparece no vídeo é seu vizinho, e não bin laden.

já o daily mail diz que a imagem é claramente destinada a expor um bin laden idealizado por meio de uma fraude “cuidadosamente fabricada”: o pai do terrorismo reduzido a um homem velho, sem nada para fazer além de assistir a vídeos de si mesmo.

o jornal ressalta que, até mesmo dentro do governo americano, há quem descrevesse bin laden como um homem ainda ativo em setores estratégicos e táticos da al qaeda. além disso, a inteligência americana provou que o complexo onde se escondia o terrorista era um centro de operações do grupo.

em uma análise do vídeo de bin laden, o daily mail destacou alguns pontos que suscitam suspeitas. um deles ressalta que o terrorista está assistindo a um noticiário sobre ele na tv árabe, com visual gráfico muito parecido com as notícias que se seguiram à sua morte. a tv é de um modelo antigo, de 12 polegadas.

outro detalhe controverso é do decodificador de tv a cabo na sala, embora bin laden não possuísse telefone fixo ou cabos de tv e de internet, por medo de ser interceptado pelos americanos.

“é difícil não ser cínico. os americanos não podem ter as duas coisas. a ideia de que bin laden foi essa figura meio demente e trágica simplesmente não bate”, escreveu o jornal.

até agora, cinco vídeos foram divulgados pela casa branca e mostram o terrorista em dois momentos – com a barba branca e tingida.

coca-cola e xarope “afrodisíaco”

ironicamente, fontes citadas pelo jornal the new york times contam que contínuos de bin laden apenas saíam às ruas para abastecer a casa, com comida e coca-cola. a bebida é um dos maiores símbolos dos estados unidos, maior alvo do terrorista.

nove crianças viviam na casa, embora não se saiba se eram todas filhas de bin laden ou de seus colaboradores.

na hora da operação, bin laden estava no quarto com a mais jovem de suas mulheres, amal ahmed abdulfattah, de 29 anos e com passaporte do iêmen.

segundo a rede nbc news, as autoridades paquistanesas encontraram no local xarope de avena, usado para desconforto no estômago, mas também como um popular afrodisíaco.

http://noticias.r7.com/internacional/no ... question=0
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

paquistão investigará presença de bin laden no país, diz premier
09 de maio de 2011

raza gilani diz que governo está 'determinado a ir a fundo sobre a presença de bin laden em abbottabad'

Imagem
o primeiro-ministro do paquistão, yusuf raza gilani, durante discurso no parlamento

islamabad - o premiê do paquistão, yusuf raza gilani, disse nesta segunda-feira, 9, que seu país vai investigar como osama bin laden conseguiu viver, por anos e sem ser identificado, na cidade paquistanesa de abbottabad. a declaração foi feita ao parlamento do país.

mas ele disse que são "absurdas" as alegações de que o paquistão foi cúmplice ou incompetente no caso. o presidente americano, barack obama, havia questionado islamabad sobre uma eventual rede de apoio a bin laden dentro do paquistão, que poderia incluir autoridades do governo.

em comunicado a parlamentares paquistaneses a respeito da operação americana que resultou na morte de bin laden, em 1º de maio, gilani disse que o tenente-general javed iqbal vai comandar as investigações sobre possíveis falhas em detectar a presença do extremista no país. "estamos determinados a ir a fundo sobre a presença de osama bin laden em abbottabad", declarou o premiê.

inteligência

o correspondente da bbc em islamabad, syed shoaib hasan, afirma que o discurso de gilani pode reduzir a ira da opinião pública paquistanesa com relação ao exército do país, mas deixa muitas perguntas em aberto, em especial sobre como bin laden pode ter vivido no país sem o conhecimento do isi, serviço de inteligência paquistanês.

há suspeitas de que o isi, que tem em seu histórico elos com grupos militantes, possa ter sabido que bin laden estava no paquistão. mas gilani disse ao parlamento que tanto o isi como o exército gozam de plena confiança do poder executivo.

ele agregou que a operação militar americana foi um ato de "violação de soberania" e sugeriu que os eua tiveram responsabilidade na criação da al-qaeda durante o combate à invasão soviética ao afeganistão, nos anos 1980. "não convidamos a al-qaeda ao paquistão", disse gilani, atribuindo a demora de quase dez anos dos eua em capturar bin laden a uma "inteligência falha de todas as agências do mundo".

o premier também disse que "foi o isi que passou pistas aos eua que lhes permitiu usar tecnologia superior e focar as áreas onde bin laden foi encontrado". o porta-voz da casa branca, jay carney, disse que washington levará em conta as críticas paquistanesas, mas "não pedirá desculpas pelas ações".

carney agregou que os eua querem ter acesso às três esposas de bin laden que estavam na mansão onde o extremista foi morto. elas estão sob custódia das autoridades paquistanesas. ao mesmo tempo, um grupo de cerca de 500 pessoas protestou em áreas tribais do paquistão, com críticas à morte de bin laden pelas forças americanas e ao governo paquistanês.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 7008,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

al qaeda do iraque promete apoio a zawahri e ameaça ataques
9 de mai de 2011

bagdá (reuters) - a "filial" iraquiana da rede al qaeda prometeu apoio ao dirigente ayman al zawahri e disse que pretende cometer atentados para vingar a morte de osama bin laden.

Imagem
o membro da al qaeda ayman al-zawahri em foto de arquivo não datada. a "filial" iraquiana

em nota divulgada na segunda-feira em um fórum islâmico na internet, o califa do estado islâmico do iraque (eii), abu baker al baghdadi al husseini al qurashi, lamentou a morte de bin laden, durante uma ação militar dos eua no paquistão.

"eu digo aos nossos amigos na organização al qaeda, e no topo dela ao xeque mujahid (combatente) ayman al zawahiri (...): alegrem-se vocês têm homens leais no estado islâmico do iraque, que estão seguindo o caminho correto e não vão desistir nem serem expulsos", disse ele na nota.

a eii, também conhecida como al qaeda do iraque, é o primeiro grupo ligado à rede a manifestar publicamente seu apoio a zawahri, suposto sucessor de bin laden.

zawahri, um médico egípcio, conheceu bin laden na década de 1980 no paquistão, onde ambos davam apoio aos guerrilheiros que combatiam os soviéticos no afeganistão. seu paradeiro atual é desconhecido.

em outra nota, o eii assumiu a responsabilidade por um atentado contra um prédio da polícia na localidade xiita de hilla, onde mais de 20 pessoas morreram.

http://br.noticias.yahoo.com/al-qaeda-i ... 39465.html
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

premiê paquistanês rejeita acusações dos eua de ajuda do país a bin laden
10 de maio de 2011

no primeiro pronunciamento oficial sobre a morte do líder da al-qaeda, osama bin laden, dia 2, em abbottabad, o premiê do paquistão, yousuf raza gilani, negou que o seu governo tivesse conhecimento da presença do terrorista mais procurado do mundo em solo paquistanês.

Imagem
paquistaneses assistem ao discurso do premiê yousuf raza gilani sobre bin laden em karachi

em discurso no parlamento, gilani ordenou uma investigação conjunta da justiça e das forças armadas sobre o episódio que deflagrou uma crise política no país. o atual premiê também negou envolvimento na operação conduzida pelos eua. embora tenha feito questão de reafirmar "confiança" do governo nas forças armadas e no serviço de inteligência (isi), gilani disse que a investigação deverá apontar "falhas" na segurança que permitiram a bin laden esconder-se, possivelmente durante anos, em uma cidade militar, a pouco mais de 100 km da capital, islamabad, e aos eua invadir o espaço aéreo paquistanês, na operação que resultou na morte do terrorista.

sob forte pressão doméstica e externa, gilani fez um discurso dúbio e sem surpresas. ao mesmo tempo em que admitiu falhas na segurança, o premiê rejeitou acusações de cumplicidade e incompetência das autoridades no caso bin laden. "tais alegações são absurdas", disse.

à comunidade internacional, gilani disse que o paquistão está "determinado a investigar a fundo como, quando e por que osama bin laden estava em abbottabad". "o paquistão está unido no compromisso de eliminar o terrorismo e determinado a não permitir que seu solo seja usado para militância", declarou, reafirmando "interesse mútuo" com os eua na parceria contra o terrorismo. "nossa relação com os eua é muito importante... temos uma parceria estratégica que acreditamos ser de interesse mútuo entre as nações."

em resposta a críticas internas de que tem sido alvo, gilani alinhou seu discurso ao dos militares. embora tenha, antes, classificado a operação americana como uma "grande vitória", desta vez o premiê preferiu reforçar a soberania nacional. "ações unilaterais como a da marinha americana (seals) no esconderijo de osama têm risco de sérias consequências", disse, ressaltando que o país tem "o direito de retaliar com força total".

gilani lembrou, ainda, que a al-qaeda não nasceu no paquistão e, portanto, o país "não pode se responsabilizar sozinho pela criação da rede terrorista". ele culpou "todas as agências de inteligência do mundo" por falharem em não localizar bin laden. em uma clara alusão à intervenção americana no afeganistão para expulsar os comunistas da ex-união soviética do país, nos anos 1980, gilani disse que o paquistão "não convidou osama bin laden" ao país ou mesmo ao vizinho afeganistão.

mas o primeiro-ministro não convenceu os críticos do governo. "essa é a maior humilhação que o governo e as forças armadas do paquistão já enfrentaram", disse ao estado o líder do partido da oposição tehreek-e-insaf (movimento por justiça) e ex-jogador de críquete, imran khan. conhecido por sua retórica antiamericana, khan viu sua popularidade aumentar após a operação de caça a bin laden.

ele promete levar os jovens às ruas e parar karachi, a maior cidade do paquistão, nos dias 21 e 22 em protesto contra as ações americanas no país e pela renúncia do premiê e do presidente asid ali zardari. não é o único. até mesmo o companheiro do partido popular do paquistão e ex-ministro das relações exteriores, shah mehmood qureshi, pediu publicamente a renúncia dos dois líderes e do chefe do estado-maior das forças armadas, general ashfaq parvez kayani.

em um encontro fechado com oficiais de rawalpindi, kharian e sialkot, kayani disse ontem que "informações incompletas" e a "falta de detalhes técnicos" têm dado margem a especulações. para acalmar a oposição, kayani e gilani falarão conjuntamente ao parlamento na sexta-feira. a sessão será transmitida ao vivo, segundo gilani, e os parlamentares poderão fazer perguntas a ambos.

rotas
o pentágono disse ontem que tem alternativas para as rotas terrestres através do paquistão usadas para abastecer os militares no afeganistão, sem depender do percurso usado atualmente


http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 7114,0.php
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

novo ataque com avião espião dos eua mata 5 no paquistão
10 de maio de 2011

primeiro-ministro paquistanês já havia expressado oposição a esse tipo de operação

islamabad - pelo menos cinco pessoas morreram nesta terça-feira, 10, no segundo ataque de um avião espião dos estados unidos nas zonas tribais do paquistão desde a morte há pouco mais de uma semana do líder da al-qaeda osama bin laden neste país pela força de elite americana, informou o canal de televisão "express".

outras sete pessoas foram feridas no ataque do avião não-tripulado, cujos mísseis impactaram contra um prédio e um veículo na região tribal do waziristão do sul, informou o site "express".

o bombardeio foi registrado na zona de angoor adda, perto da fronteira com o afeganistão. na segunda-feira, o próprio primeiro-ministro paquistanês, yousuf raza gillani, expôs novamente sua oposição de seu governo a este tipo de ataques, que neste ano se reduziram, mas seguem efetuando.

depois que os comandos americanos matassem bin laden em uma operação especial no último dia 2 de maio, o exército e o governo pediram respeito à soberania de seu país, após o qual os eua lançaram um primeiro ataque de um avião espião no dia 6 de maio que acabou com a vida de 13 pessoas no waziristão do norte.

a grande maioria dos ataques de aviões não-tripulados do ano passado (118) ocorreu nesta região, a partir da qual os eua acreditam que os grupos jihadistas como a rede haqqani planejam golpes contra as tropas estrangeiras no afeganistão.

os ataques, dirigidos contra insurgência taleban e à rede terrorista al-qaeda, costumam ser precisos, pelas fontes de inteligência e segurança consultadas pela agência efe, embora as organizações de direitos humanos denunciem que acarretam a morte de civis.

fontes de segurança observam que washington quer enviar mensagem clara com os ataques que continuará atuando de acordo com seus interesses após a morte de bin laden.

a morte do líder da al-qaeda causou uma cascata de críticas contra o exército e os serviços secretos paquistaneses (isi) pelo fato de bin laden estar residindo nas cercanias da capital paquistanesa, concretamente na localidade de abbottabad, onde fica a principal academia de cadetes do paquistão.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 7250,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bin Laden fição ou realidade

Mensagem por mauri »

cia tem acesso vetado a viúvas de bin laden
10 de maio de 2011

três mulheres do líder da al-qaeda que viviam em abbottabad estariam sendo interrogadas por policiais do paquistão, que promete repatriá-las

o paquistão ainda mantém segredo sobre o destino das três viúvas e cerca de dez crianças que viviam com osama bin laden, em abbottabad. investigadores paquistaneses estariam interrogando as mulheres do líder da al-qaeda. os eua, porém, não estão tendo acesso às supostas revelações das viúvas.

a família do líder da al-qaeda foi deixada para trás pelos soldados de elite dos eua, que invadiram o complexo no dia 2, e então levada sob custódia dos militares paquistaneses.

Imagem
abbottabad. soldado em guarda próximo a complexo onde bin laden foi morto é fotografado

segundo informações vazadas à imprensa, uma das viúvas de bin laden detida é amal ahmed abdulfatá, nascida na província de ibb, no iêmen. ela teria informado aos investigadores paquistaneses que vivia na casa de abbottabad desde 2006.

sem confirmar a veracidade da informação, a porta-voz da chancelaria de islamabad, tahmina janjua, disse ontem que o paquistão ainda mantém parentes do audita sob custódia para investigação, mas pretende extraditá-los a seus respectivos países de origem.

as identidades das outras duas viúvas e das crianças não foram reveladas. a identidade dos moradores do complexo de abbottabad é mais um mistério entre vários que ainda pairam sobre o episódio da morte de bin laden, no paquistão.

o fato de o terrorista mais procurado do mundo estar vivendo há cerca de cinco anos em uma casa perto da academia militar de kakul, do hospital militar e outras instalações oficiais abalou a credibilidade do governo paquistanês aos olhos de washington. o conselheiro de segurança nacional dos eua, tom donilon, pediu ao paquistão acesso a informações obtidas nos interrogatórios das viúvas do terrorista saudita.

"se essas pessoas eram tão importantes para as investigações, por que os eua as deixaram para trás na operação? não é obrigação dos militares do paquistão investigar as redes terroristas, mas de todas as agências de inteligência", disse ao estado rahim dad khan, ex-presidente do partido popular do paquistão e atual subgovernador da província khyber pashtunlhwa, área dominada pelos pashtun, etnia dominante entre os taleban. "por que os eua falharam em localizar bin laden? por que deixariam evidências importantes para trás?"

as autoridades, a imprensa e a população paquistanesas ainda continuam desconfiadas tanto do próprio governo quanto dos eua.

souvenir
as camisetas que celebram a morte de bin laden são o souvenir mais vendido em washington. o modelo mais procurado é o do terrorista com cruzes vermelhas nos olhos e o dizer "game over"

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 7130,0.php
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”