Amigos vou aqui dar uma sugestão a quem tem a UPAC acima de 1.5KW, visto que acima deste valor já se começa a pagar e pedir licenças etc.. etc.., então façam o seguinte, dividam a UPAC em 2 ou em 3 conforme estiver instalada, por exemplo se tiverem uma com 3KW basta dividir a mesma em 2 com 2 inversores separados em cada UPAC e ficam com 1.5KW em cada, assim se alguém lá for chatear voçês dizem, epa tenho 2 UPACs mas estão separadas em 1.5Kw cada 1 por isso não tenho de pagar nada, e quem tem mais de 3KW é só dividir e fazer UPACs á parte, desde que não passem os 1.5KW..
Se disserem, pois mas ao todo tem 3KW, e voçês dizem pois é, mas 1.5Kw são meus e 1.5KW são da minha mulher, ou então do pai ou mãe e por ai fora.. Se eles gostam de dar a volta a todos nós, então neste caso arranja-se maneira de dar a volta também a eles..
É certo que irá dar mais trabalho a pôr tudo separado mas ao menos não se paga a chulos..
Espero que a ideia seja útil para alguns de voçês, no entanto será mais fácil para quem irá começar agora a instalar o sistema de raíz, assim faz logo as divisões correctas..
Cumps..