Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por galt »

Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Galt, já aqui coloquei outra empresa (http://boaenergia.pt/?lang=pt) que se dedica a estas coisas, que poderá ser uma boa opção mas só quando existir o netmetering de facto.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

rocker_pt Escreveu:Galt, já aqui coloquei outra empresa (http://boaenergia.pt/?lang=pt) que se dedica a estas coisas, que poderá ser uma boa opção mas só quando existir o netmetering de facto.
OK.
Gostava de saber se posso instalar/ligar um painel destes (240-250W) sem comunicar nada à eléctrica nacional.
:?
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Mas este sistema hibrido penso que terá interesse com 12 painéis de 250w por 6000€:
Claro que aqui quem arranjar baterias de lítio será sempre melhor. Quam tiver baterias de lítio de VEs que já não oferecem a autonomia desejada, pode dar-lhes aqui outra nova vida
http://sunlightpanel.pt/autonomo%20expert%205000.htm
Mais de 160.000km em VE!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

galt Escreveu: Gostava de saber se posso instalar/ligar um painel destes (240-250W) sem comunicar nada à eléctrica nacional.
:?
Claro que podes, mas não convem gerar mais energia do que a que consomes durante o dia
Mais de 160.000km em VE!

rui_e90
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 31, 2010 11:29 pm

Mensagem por rui_e90 »

Boas,

gasto em média 90/100€ por mês em energia, tenho tudo elétrico. gostava de contribuir para as renováveis e baixar a fatura. na altura da microgeração estava a construir casa e não dava, agora acho que não compensa.
No site http://boaenergia.pt/ aparece uma tabela com o seguinte:

Potência do Kit............Energia Produzida(Kwh/ano).......... poupança Anual
250 .................................... 375 ...................................... 84
500 .................................... 750 .......................................167

Como é que chegam à poupança anual, pelas minha contas 375*0,1405 dá 52€ e não 84€.
não percebo nada disto, dar 500€ por um Kit para poupar 52€ que com as perdas/taxas/impostos poupo 30 não vale o esforço.
Com uma pequena redução no IMI era um grande incentivo.

Cumps

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

rui_e90 Escreveu:Boas,

gasto em média 90/100€ por mês em energia, tenho tudo elétrico. gostava de contribuir para as renováveis e baixar a fatura. na altura da microgeração estava a construir casa e não dava, agora acho que não compensa.
No site http://boaenergia.pt/ aparece uma tabela com o seguinte:

Potência do Kit............Energia Produzida(Kwh/ano).......... poupança Anual
250 .................................... 375 ...................................... 84
500 .................................... 750 .......................................167

Como é que chegam à poupança anual, pelas minha contas 375*0,1405 dá 52€ e não 84€.
não percebo nada disto, dar 500€ por um Kit para poupar 52€ que com as perdas/taxas/impostos poupo 30 não vale o esforço.
Com uma pequena redução no IMI era um grande incentivo.

Cumps
Se eu não me engano a diferença que referes faz parte do custo em impostos como IVA (que deixas de pagar) em período caro.

Onde foste buscar este valor (0,1405). Neste momento o valor é bastante superior com IVA claro!
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

rui_e90
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 31, 2010 11:29 pm

Mensagem por rui_e90 »

Olá galt,

Foi buscar à minha fatura, tenho algo do género.

420 kWh x € 0,1405 € = 59,01
5 % x € 59,01 € = -2,95 (desconto)

No caso de uma produção anual de 375kwh pouparia

375 kWh x € 0,1405 € = 52,68
5 % x € 52,68 € = -2,63 (desconto)
52,68-2,63=50,05*0,23 (Iva)=61,5

muito longe dos 84 que refere no site.
Acham que com um frigorífico, arca e um computador sempre em funcionamento consome toda a energia produzida!?

com a poupança 61€ por ano, com a tendência do aumento da energia nos próximos anos, um painel deve ficar pago em 8 anos.
Apesar de tudo não me parece um mau negócio dado que o investimento de 515€ não é elevado.

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm

Mensagem por sousacastro »

Pois o problema é quando a arca e frigorífico estão em Stand by será que estão a gastar o que produzes?

Pois se não estiverem estás a alimentar a rede e a pagar por isso pois os contadores digitais quando se está a injetar na rede contam como se estivesses a consumir ou seja estas a oferecer energia e a pagar por isso.

Os analógicos andam para trás.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

sousacastro Escreveu:Pois o problema é quando a arca e frigorífico estão em Stand by será que estão a gastar o que produzes?

Pois se não estiverem estás a alimentar a rede e a pagar por isso pois os contadores digitais quando se está a injetar na rede contam como se estivesses a consumir ou seja estas a oferecer energia e a pagar por isso.

Tens a certeza que isso acontece? Eu tenho um contador digital. E tenho 3 painéis de 80w e um inversor chinês. Só ainda não aumentei a quantidade dos painéis pois durante o dia tenho um consumo inconstante o mínimo que consumo e 200w. E o meu sistema tem uma produção de 100/120.
Sabes se todos os contadores digitais conta o excesso como consumido.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

rui_e90 Escreveu:Olá galt,

Acham que com um frigorífico, arca e um computador sempre em funcionamento consome toda a energia produzida!?

com a poupança 61€ por ano, com a tendência do aumento da energia nos próximos anos, um painel deve ficar pago em 8 anos.
Apesar de tudo não me parece um mau negócio dado que o investimento de 515€ não é elevado.
estás a esquecer-te do iva!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

sousacastro Escreveu:Pois o problema é quando a arca e frigorífico estão em Stand by será que estão a gastar o que produzes?

Em relação aos contadores digitais, não sei se será bem assim eles contarem sempre, independentemente de se estar a fornecer ou a consumir energia!!! No entanto, é uma situação a esclarecer com a EDP ou com o fabricante do contador... mas, se assim for, a solução é equacionar a aquisição de um contador bi-direcional (mais um custo - segundo a proposta de DL, essas despesas ficam a cargo do produtor).

Quanto ao rendimento, de facto deve-se entrar em conta com o preço do kWh + IVA que é o valor efetivo que se paga (a menos que seja uma empresa e possa descontar o IVA), mas dizer-se que se vai ter uma poupança de 84€/ano é uma abordagem muito simplista e conveniente para quem quer vender porque não tem em conta, entre outras variáveis, com o perfil de consumo e de produção ao longo do dia.
A questão está no facto de que nesta proposta de Decreto de Lei (a menos venha diferente na versão final, o que eu não acredito) não ser possível acumular kWh na rede para poder gastar mais tarde pelo que, qualquer configuração que se possa escolher, facilmente pode ficar sobredimensionada se não se fizer um registo de consumos ao longo de vários dias para, a partir dos gráficos recolhidos, obter uma fotografia do perfil de consumo e, a partir daí, dimensionar a instalação.
Sou de opinião que sobredimensionar a instalação para apanhar os valores de pico de consumo não me parece muito viável porque: ponto 1: aumenta o custo inicial do sistema - basta ver o incremento dos preços do sistema a cada painel adicionado para daí tirar conclusões; ponto 2: se for para vender os kWh à EDP, eles serão pagos a uma ninharia além de que obriga ao registo da unidade e à aquisição de contador adequado, cujos custos terão que ser suportados pelo produtor, o que aumenta certamente o tempo de retorno do investimento; ponto 3: se não for para vender os kWh não consumidos, não obrigando, portanto, ao registo do sistema e aquisição do contador, mas os kWh produzidos nessa modalidade e não consumidos imediatamente pela instalação serão fornecidos à rede a título gratuito e a EDP certamente agradece!!! :evil:
Neste último ponto, vejo com alguma preocupação a possibilidade de aproveitamento das empresas menos escrupulosas em tentar vender os sistemas sobredimensionados baseando os cálculos só na fatura mensal do candidato a produtor, aproveitando-se da sua ingenuidade. Só com um estudo do perfil de consumo diário é que se pode fazer um dimensionamento correto da instalação! Fica o alerta. E como é que se tira esse perfil? Basta ter um aparelho para registo de consumos para se poder fazer essa avaliação... e nem são muito caros, na ordem dos 50€ a 70€, como por exemplo os da Efergy.

A meu ver, para a grande maioria das habitações em Portugal em que durante o dia não tem ninguém em casa, o sistema ideal estará entre os 250Wp e os 500Wp para fornecer a energia suficiente de autoconsumo para alimentação dos sistemas com consumo constante. Um sistema desses, pelos preços que estão no site da "boaenergia", terá um retorno do investimento próximo dos 10 anos.

Espero ter ajudado ao esclarecimento ...

Cps, :mrgreen:
Última edição por areosa em quinta out 02, 2014 1:10 am, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

A Versão 2 da proposta de DL está disponível neste endereço: http://base.alra.pt:82/Doc_Audi/XA114-OGP.pdf. Ainda não é a definitiva mas deve ser a versão aprovada pelo conselho de ministros.

Para quem não sabe, qualquer Decreto de Lei tem que ter um parecer das regiões autónomas da Madeira e dos Açores pelo que, antes de serem aprovados os diplomas são enviados para as regiões autónomas a solicitar o tal parecer. É nesse ponto que é possível ter uma antevisão do que vai ser aprovado porque a ALARAA (Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores) faz o favor de colocar on-line todos esses pedidos em conjunto com a legislação em análise. É só procurar no menu "Actividade Legislativa"->"Audição - OGP" que está lá tudo!!! :)

Fica aqui o desfio de compararem as duas versão e postar aqui se existe alguma diferença significativa ou se foi só mera cosmética a consulta pública que foi realizada pelo governo!

Cps, :mrgreen:

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

visitante1 Escreveu:
rui_e90 Escreveu:Olá galt,

estás a esquecer-te do iva!
Não esqueceu não.

A questão é que estás a fazer as contas para a tarifa simples. Se fores pela tarifa bi-horária (que usando paineis solares em auto-consumo, ainda compensa mais), em horas fora vazio, o preço por kWh fica em perto de .22eur. Multiplicando por 375 dá 82.5eur.

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

O tarifário Bi-horário é o que tenho ativo devido aos elevados consumos em vazio (maq, roupa, loiça, carregamento dos VE).

Em breve compro o contador para medir os consumos totais.

Durante alguns dias em hora de cheio existem pessoas em casa a consumir electricidade (TV ou portátil, rádio, etc).
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Mensagem por alexpt »

Para mim o autoconsumo, só se torna interessante com a utilização em conjunto de um termo-acumulador eléctrico e um comutador de carga:

http://www.totnessolar.co.uk/immersion- ... ch-reviews

Neste cenário podem instalar 1,5KW de painéis à vontade, porque quando não houver consumo na habitação, o comutador acciona a resistência eléctrica do termo-acumulador, evitando que a energia vá para a rede a 4 cêntimos.

Obviamente para quem já tem painéis solares de aquecimento de aguas não é interessante. É sim interessante para que tem termo-acumulador eléctrico.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

4 CENTIMOS.....valhe-me Deus!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

alexpt Escreveu:Para mim o autoconsumo, só se torna interessante com a utilização em conjunto de um termo-acumulador eléctrico e um comutador de carga:

Neste cenário podem instalar 1,5KW de painéis à vontade, porque quando não houver consumo na habitação, o comutador acciona a resistência eléctrica do termo-acumulador, evitando que a energia vá para a rede a 4 cêntimos.

Obviamente para quem já tem painéis solares de aquecimento de aguas não é interessante. É sim interessante para que tem termo-acumulador eléctrico.
Boa ideia... ;)
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

ZeroCO2
Membro
Membro
Registado: sexta set 26, 2014 10:30 pm

Mensagem por ZeroCO2 »

Quem tiver baterias também poderá fazer o desvio da energia para carregar as baterias e usar a noite.

Mas não é tão eficiente e tem mais custos.

Talvez quando começar a aparecer Packs usados dos VEs.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

galt Escreveu:
alexpt Escreveu:Para mim o autoconsumo, só se torna interessante com a utilização em conjunto de um termo-acumulador eléctrico e um comutador de carga:

Boa ideia... ;)
É pá não tinha pensado nisso....porreiro essa ideia.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Micro-Produção”