Estive a ler por alto a legislação e fiquei desapontado. Não posso adotar uma solução faça você mesmo e poupar uns €€€€€ comprando os painéis e fazendo a montagem. Também fiquei um pouco baralhado relativamente à contagem da energia produzida, para 1000W tem ou não que ser feita contagem? Se houver excedente, o que se passa a nível do contador existente?
Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo
-
augsantos
- Membro Silver

- Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Re: Novas Regras Para Produção De Eletricidade Em Autoconsum
Estou interessado neste assunto...
Estive a ler por alto a legislação e fiquei desapontado. Não posso adotar uma solução faça você mesmo e poupar uns €€€€€ comprando os painéis e fazendo a montagem. Também fiquei um pouco baralhado relativamente à contagem da energia produzida, para 1000W tem ou não que ser feita contagem? Se houver excedente, o que se passa a nível do contador existente?

Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Onde está escrito isso?augsantos Escreveu:Estou interessado neste assunto...![]()
Estive a ler por alto a legislação e fiquei desapontado. Não posso adotar uma solução faça você mesmo e poupar uns €€€€€ comprando os painéis e fazendo a montagem. Também fiquei um pouco baralhado relativamente à contagem da energia produzida, para 1000W tem ou não que ser feita contagem? Se houver excedente, o que se passa a nível do contador existente?![]()
![]()
![]()
E em relação á contagem, só é necessário caso queiras vender á rede o excedente, caso contrario não precisas de contagem nenhuma até 1,5kw.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
augsantos
- Membro Silver

Foi o que percebi da leitura do artº9 do Decreto-Lei n.º 153/2014 de 20 de outubro, mas posso ter percebido mal.visitante1 Escreveu:Onde está escrito isso?augsantos Escreveu:Estou interessado neste assunto...![]()
Estive a ler por alto a legislação e fiquei desapontado. Não posso adotar uma solução faça você mesmo e poupar uns €€€€€ comprando os painéis e fazendo a montagem. Também fiquei um pouco baralhado relativamente à contagem da energia produzida, para 1000W tem ou não que ser feita contagem? Se houver excedente, o que se passa a nível do contador existente?![]()
![]()
![]()
E em relação á contagem, só é necessário caso queiras vender á rede o excedente, caso contrario não precisas de contagem nenhuma até 1,5kw.
-
AngelSpeedy
- Membro Silver

- Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê
Bem pelo que noto é que a EDP quer fidelizar clientes como as operadoras de cabo, tipo as pessoas aderem ao plano deles e depois ficas fidelizado por 7 anos e nem podes mudar e ficas sujeito a tudo desde aumentos e resto, no entanto só cai quem quer, se as pessoas tem dinheiro para pagar este kit deles então comprem e instalem voçês mesmos ou peçam a amigos que percebam das renováveis para vos ajudar na instalação e assim ficam sem contratos e sem fidelizações e ainda poupam dinheiro..
Cumps..
Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W
-
borllock
- Membro Silver

- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
O que queres dizer com solução faça você mesmo?
Seres tu a instalar é?
Seres tu a instalar é?
-
joaocfgoncalves
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Uma instalação de 1,5kw poderá ficar por quanto (€)?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
http://www.facebook.com/optica.docentro
-
aveper
- Membro

- Registado: sábado nov 28, 2009 11:57 pm
AutoConsumo - Uma solução interessante
Li atentamente todo o conteúdo deste tópico. Paira no ar muita informação confusa, apesar de muito boas informação que já vi colocadas. Tal como estabelece a Lei, até 1500 Watt, apenas temos de fazer uma mera comunicação. Esta instalação está isenta de taxas e de qualquer compensação. Mas também permite vender à rede, só que, neste caso, é necessário o registo como produtor, a instalação terá de ser vistoriada e tem de incluir um contador de produção. Mas o excedente que for injetado na rede só será remunerado em, talvez uns 5 ou 6 centimos o KWh. Se for possível uma transferência de cargas da noite para o dia, poderá compensar muito instalar uma solução de 6 painéis e 3 microinversores (já há de 500W da Involar e da APS que dão para 2 painéis) e este material pode custar uns 2500 Euros em diversos fornecedores. A instalação dependerá do local de instalação, mas quando muito poderá custar 500 euros. Note-se que quando falo em transferir cargas refiro-me por exemplo às máquinas de lavar, que os utilizadores de bi-horário já estão habituados a ligar depois da meia noite e que agora vão ligar à hora de almoço por exemplo.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
E o que a transferência de carga resolve? As máquinas vão estar constantemente a aquecer a água? Não pois não!? Vai ser um picozito de alguns minutos e depois... Toca a injectar à borlix!
-
augsantos
- Membro Silver

Sim, é isso mesmo. É minha imagem de marca...borllock Escreveu:O que queres dizer com solução faça você mesmo?
Seres tu a instalar é?
-
augsantos
- Membro Silver

A EDP deu-me um orçamento de 3.264,00 € para 1500W. Se comprar os paineis e fizer eu a montagem fica-me em 1,816.09 €+ portes. Compra feita num site da república checa onde já fiz compras.joaocfgoncalves Escreveu:Uma instalação de 1,5kw poderá ficar por quanto (€)?
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Transferencia de cargas não resulta:
- Supordo que se liga a maquina 2 vezes por semana, apenas em 2 dias da semana consumiremos 2 horas da total produção. E a total produção não chega para o consumo da máquina, como tal gastamos a energia restante da rede durante o dia que é mais cara. ---> já estamos a consumir mais durante o dia.
- idem para o aquecimento de agua.
- Supordo que se liga a maquina 2 vezes por semana, apenas em 2 dias da semana consumiremos 2 horas da total produção. E a total produção não chega para o consumo da máquina, como tal gastamos a energia restante da rede durante o dia que é mais cara. ---> já estamos a consumir mais durante o dia.
- idem para o aquecimento de agua.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
borllock
- Membro Silver

A transferência de cargas funciona se for aquecimento por exemplo, coloca-se a ligar automático durante a tarde e quando se chega a casa (+-18h30/19h) já se tem a casa quentinha. Mas isto varia muito de consumidor para consumidor, como gere a energia da habitação etc
-
CrOhN
- Membro Gold

O problema do desvio para aquecimento é que a maior produção será sempre na altura em que menos precisas dela (no verão).
Só mesmo usando um desviador de excesso para uma resistência eléctrica em acumulador eléctrico. Mesmo assim, dependendo da potência instalada, poderás ter alturas onde não tens onde gastar a energia.
Só mesmo usando um desviador de excesso para uma resistência eléctrica em acumulador eléctrico. Mesmo assim, dependendo da potência instalada, poderás ter alturas onde não tens onde gastar a energia.
-
borllock
- Membro Silver

Colocas o ac para o frio para que quando chegares teres a casa fresca no verão.
Mas lá está, é como disse, tudo depende do que o consumidor tiver na habitação e o que faz com ela.
Mas lá está, é como disse, tudo depende do que o consumidor tiver na habitação e o que faz com ela.
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Com as resistências funciona, agora com motores como o ar condicionado funciona já não é bem assim ou tem potência para funcionar ou não tendo estás sujeito a danificar o motor.borllock Escreveu:Colocas o ac para o frio para que quando chegares teres a casa fresca no verão.
Não vale a pena fazerem grandes investimentos porque ou têm onde armazenar o excesso de produção ou então estão a fazer um investimento elevado e nunca mais é amortizado e ainda correndo o risco de pagarem os KWs que estão a injectar na rede o que fazem é engordar a EDP.
Para mim o melhor é fazer os cálculos para eliminar os stand by e pouco mais a não ser que tenham equipamentos frequentemente a entrar em funcionamento, claro que se não for o próprio a fazer vai sair mais caro proporcionalmente a uma potência mais elevada mas não vale a pena produzir muito mais do que conseguimos consumir constantemente.
eu tenho 1 frigorifico e 2 arcas congeladoras e mesmo assim a alturas em que estão 2 equipamentos a funcionar em simultâneo e noutras alturas não está nenhum a funcionar.
-
meira78
- Membro Silver

- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Consegues ajustar a potencia desse "automático" para ser igual à potencia produzida em cada instante? Repara que se tiveres um aquecedor de 1000w ligado durante o dia, e calha de passar uma nuvem, já estás a consumir energia da rede durante o dia com o custo ao dobro da de noiteborllock Escreveu:A transferência de cargas funciona se for aquecimento por exemplo, coloca-se a ligar automático durante a tarde e quando se chega a casa (+-18h30/19h) já se tem a casa quentinha. Mas isto varia muito de consumidor para consumidor, como gere a energia da habitação etc
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Bom, ou os preços de instalação descem, ou é para acabar com a Microgeração.meira78 Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/regis ... 11233.html
Parecendo que não, com o incentivo máximo o corte na receita é de quê? 30%?
-
CrOhN
- Membro Gold

Os preços não precisam descer. O que é preciso é netmetering, mais nada!
-
borllock
- Membro Silver

Se o netmetering não entrou nesta legislação duvido que entre tão cedo.