Oleo Vegetal Directo novo e usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

biod, gostei do kit e do trabalho do joão. parabéns. espero que faças muitos bons km com este kit.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 19, 2007 11:39 am

Mensagem por zygie »

boas a todos eu confirmo que foi o joao duarte que também montou o kit no meu carro o meu é exactamente igual ao do infernal_cruiser
Sempre a Fritar...

[email protected]

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

...sempre me perguntei que tipo de pessoa coloca uma coisa daquelas em frente da grelha...

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:...sempre me perguntei que tipo de pessoa coloca uma coisa daquelas em frente da grelha...
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am

Mensagem por xptosempre »

manuelcar Escreveu:sim. tu hás-de inventar sempre qualquer coisa, nisso estamos de acordo.
zygie, quando o xptosempre diz que tu é que fazes bem isso é motivo de preocupação.

talvez tenhas razão

esse kit não era o que estava montado num land rover de um tipo no algarve??

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm

Mensagem por jscavalh »

esse kit não era o que estava montado num land rover de um tipo no algarve??[/quote]

se calhar, ele até é algarvio..........................
Frita frita Terrano I

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Email

Mensagem por zygie »

ola pessoal, alguem daqui mandou-me um mail que se identificou como joão cavalheiro, mas não consigo responder ao email, pois nao tem remetente , se calhar a ver isto agradecia que me manda-se uma mensagem privada ou entao enviar-me de novo um email com o email para eu responder

abraço a todos
Sempre a Fritar...

[email protected]

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm

Re: Email

Mensagem por jscavalh »

zygie Escreveu:ola pessoal, alguem daqui mandou-me um mail que se identificou como joão cavalheiro, mas não consigo responder ao email, pois nao tem remetente , se calhar a ver isto agradecia que me manda-se uma mensagem privada ou entao enviar-me de novo um email com o email para eu responder

abraço a todos
fui eu e já respondi ao teu email.

abraço
Frita frita Terrano I

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por zygie »

ok, eu deopis de procurar encontrei o remetente
Sempre a Fritar...

[email protected]

Rui Carvalho
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 12:44 pm

Realimentação do retorno.

Mensagem por Rui Carvalho »

bom dia,
zygie, embora tenha ido ao site que indicaste, não consegui perceber como resolvem o problema da realimentação do retorno. podias explicar como está montado no teu carro?.
cumprimentos,
rui carvalho

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

a maior parte dos fabricantes de kits e de instaladores não prevêm nem realizam esta muito recomendável alteração.

Rui Carvalho
Membro
Membro

Realimentação do retorno.

boa tarde,
manuelcar, nesse caso:
1º- se o tubo de retorno estiver ligado ao depósito de gasóleo:
mistura do gasóleo que está no depósito com o óleo proveniente do retorno, o que vai prejudicar o arranque e a operação de limpeza de todo o sistema de alimentação, antes da paragem do motor.
2º- se o tubo de retorno estiver ligado ao depósito do óleo:
-oxidação do óleo novo que está no depósito pelo óleo proveniente do retorno.
-mistura do óleo novo com o gasóleo proveniente do retorno, no arranque e antes da paragem do motor.
3º- mesmo que à saída da bi exista uma forquilha donde saiam dois tubos de retorno, um para cada depósito, munidos de válvulas eléctricas que abram/fecham consoante se esteja a consumir óleo ou gasóleo, isto embora evite misturas óleo/gasóleo, não evita a oxidação do óleo que está no depósito pelo proveniente do retorno.
será assim?
já agora, é possível saber a quantidade de combustível que passa pela bi sem ser consumida?
cumprimentos,
rui carvalho

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Realimentação do retorno.

Mensagem por zygie »

rui carvalho Escreveu:boa tarde,
manuelcar, nesse caso:
1º- se o tubo de retorno estiver ligado ao depósito de gasóleo:
mistura do gasóleo que está no depósito com o óleo proveniente do retorno, o que vai prejudicar o arranque e a operação de limpeza de todo o sistema de alimentação, antes da paragem do motor.
2º- se o tubo de retorno estiver ligado ao depósito do óleo:
-oxidação do óleo novo que está no depósito pelo óleo proveniente do retorno.
-mistura do óleo novo com o gasóleo proveniente do retorno, no arranque e antes da paragem do motor.
3º- mesmo que à saída da bi exista uma forquilha donde saiam dois tubos de retorno, um para cada depósito, munidos de válvulas eléctricas que abram/fecham consoante se esteja a consumir óleo ou gasóleo, isto embora evite misturas óleo/gasóleo, não evita a oxidação do óleo que está no depósito pelo proveniente do retorno.
será assim?
já agora, é possível saber a quantidade de combustível que passa pela bi sem ser consumida?
cumprimentos,
rui carvalho
bom dia só agora tive oportunidade de responder, o tubo de retorno no meu caso esta ligado ao deposito de gasoleo, mas a quantidade de retorno e tao minima que não prejudica o arranque, as outras perguntas, nao sei responder.
Sempre a Fritar...

[email protected]

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

tenho procurado resposta para essa pergunta sem exito. no entanto não é pequena deve ser várias vezes superior ao consumo para uma bomba rotativa e bastante superior para um motor equipado com bomba de transferência.
evitar fazer o combustivel retornar ao tanque é um dos procedimentos recomendados por um estudo realizado por um membro do forum do frybrid e está publicado na integra neste forum, bem como a versão resumida que traduzi. o [***************] reportou já problemas de polimerização no tanque, identificados por ele, e com consequencias onerosas.
a pequena quantidade que é necessário purgar, num kit 2t, reenviando para o deposito de ov, não é um problema.

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

tinha lido algures que a bi rotativa faz circular 5x mais combustível que o necessário para o consumo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Rui Carvalho
Membro
Membro

Teste simples.

boa noite,
fiz um pequeno teste no meu ibiza 1.9 td, glx, fev.95:
retirei o tubo do retorno à saída do filtro. coloquei lá outro tubo e liguei-o a uma embalagem vazia de 1l. com o motor a trabalhar, a embalagem ficou cheia com gasóleo passados 4 minutos!.
num kit como o do zygie, em que todo o retorno vai para o depósito de gasóleo, este ficaria com uma % muito elevada de óleo. além disso,no caso de o depósito estar atestado, acabaria por transbordar com a quantidade de óleo proveniente do retorno.
atenção:
- não sei se a quantidade de retorno é igual, quer o motor esteja a consumir óleo ou gasóleo.
- não sei se isto se passa em todos os tipos de carros/bis, ou se a bi do meu ibiza tem algum problema (embora o carro puxe bem e faça uma média de 7l/100km).
- portanto...
cumprimentos,
rui carvalho

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Teste simples.

Mensagem por zygie »

rui carvalho Escreveu:boa noite,
fiz um pequeno teste no meu ibiza 1.9 td, glx, fev.95:
retirei o tubo do retorno à saída do filtro. coloquei lá outro tubo e liguei-o a uma embalagem vazia de 1l. com o motor a trabalhar, a embalagem ficou cheia com gasóleo passados 4 minutos!.
num kit como o do zygie, em que todo o retorno vai para o depósito de gasóleo, este ficaria com uma % muito elevada de óleo. além disso,no caso de o depósito estar atestado, acabaria por transbordar com a quantidade de óleo proveniente do retorno.
atenção:
- não sei se a quantidade de retorno é igual, quer o motor esteja a consumir óleo ou gasóleo.
- não sei se isto se passa em todos os tipos de carros/bis, ou se a bi do meu ibiza tem algum problema (embora o carro puxe bem e faça uma média de 7l/100km).
- portanto...
cumprimentos,
rui carvalho
boas, na minha opinião nao deve ser bem assim, soponhamos que acontece o seguinte, e ja o fiz... agarro no carro e meto a ov faço uma viagem de 600km a uma media de 120kh sao 5 horas... a 1litro em cada quatro minutos... mesmo que fosse com o deposito do gasoleo vazio chegava ao destino cheio nao? ja fiz uma viagem grande e o ponteiro do gasoleo nao mexeo, normalmente quando vamos a bomba de gasolina e metemos 5 euros de gasoleo que sao cerca de 5 litros notamos logo o ponteiro mais alto. o carro parado e frio faz um retorno maior do que tiver em movimento.

comentem posso estar enganado.

abraço a todos
Sempre a Fritar...

[email protected]

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

vocês andaram a faltar ás aulas de física do liceu

Rui Carvalho
Membro
Membro

Teste simples.

boa tarde,
zygie, parece-me que fui mal interpretado na questão do "portanto...".
o que eu queria dizer era o seguinte:
o valor encontrado no teste, 1l /4 min., refere-se ao meu carro e nas condições descritas. outros carros (condições) podem ter (levar a) resultados diferentes.
no entanto, posso acrescentar que o motor estava quente quando realizei o ensaio.
quanto à questão de haver um menor retorno com o veículo em andamento:
- a minha ideia inicial era precisamente essa: amarrar uma vasilha junto ao depósito da água do limpa pára-brisas e, depois de uma viagem longa, verificar qual o volume de combustível proveniente do retorno da bi. claro que, pelos resultados obtidos no 1º teste, abandonei logo essa ideia.
- também experimentei puxar o cabo do acelerador junto à bi. não notei diferenças significativas no caudal do retorno.
- aliás, se o facto do carro estar em andamento tiver grande influência no caudal do retorno, então o uso de ov não é aconselhável em veículos de pessoas que habitam em cidades. pois, como sabemos, passam grande parte das viagens em filas de trânsito, nos semáforos, nas passadeiras para peões, etc.
cumprimentos,
rui carvalho

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”