paineis solares termo dinamicos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm

Mensagem por picatolas »

paineis termodinâmicos sim, chamar aos mesmos paineis solares é publicidade enganosa.
Picatolas

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

guardado Escreveu:boas

a parte a "discusão" e sobre o tema dos paineis solares termodinamicos devo dizer que eu tenho desde maio e so posso dizer bem visto nao ter ainda dado qualquer chatice.
sobre o seu rendimento, devo dizer que até agora nunca liguei a resistencia e tenho um cinhado que pos e dez/05 esses paineis da "energie" e diz o mesmo, nunca ligou a resistencia.
pelo que aconselho viamente

um abraço
boas, claro que nunca ligou a resistência, nem o senhor nem qualquer proprietário de um sistema desses. porque será?

cya

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

eu li e nem quiz comentar, a distração é a melhor coisa que existe, e este amigo guardado anda mesmo distraido.
Picatolas

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

jotoli Escreveu:
boas, claro que nunca ligou a resistência, nem o senhor nem qualquer proprietário de um sistema desses. porque será?

cya
porque será então?
será do guaraná?
alguém q explique o mistério! :d:d:d:d:d:d:d:d:

não percam o próximo episódio pq nós tb não!

cumps!

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jotoli »

boas, assim de repente ocorrem-me dois motivos.
1 - não utiliza
2 - para a água sair quentinha é porque na altura da instalação ficou tudo bem ligadinho á tomada eléctrica, que é a energia de consumo destes sistemas, mas não estou a dizer nada de novo, tudo já foi dito em posts anteriores.
cya.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

jotoli Escreveu:boas, assim de repente ocorrem-me dois motivos.
1 - não utiliza
2 - para a água sair quentinha é porque na altura da instalação ficou tudo bem ligadinho á tomada eléctrica, que é a energia de consumo destes sistemas, mas não estou a dizer nada de novo, tudo já foi dito em posts anteriores.
cya.
portanto resumindo para ver se td a gente percebe:

1- não toma banho
2- está sempre ligada num sistema destes (painel termodinâmico).

certo?

cumps

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

já tinha um enigma, agora tenho dois.
Picatolas

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jotoli »

toze_feup Escreveu:
jotoli Escreveu:boas, assim de repente ocorrem-me dois motivos.
1 - não utiliza
cya.
portanto resumindo para ver se td a gente percebe:

1- não toma banho
2- está sempre ligada num sistema destes (painel termodinâmico).

certo?

cumps

boas, o amigo toze está-me a testar, sabe mais disto que eu, mas prontos....cá vai.

no ponto 1 o que eu digo que não utiliza, não é a água do banho, lol, mas sim a resistência de apoio, porque o sistema não tem.
ponto 2 - o que está sempre ligado á rede eléctrica é o sistema todo, claro que não está sempre a consumir, mas quando é necessário aquecer água, lá vão mais uns wattitos.

será o enigma nº.3?

cya

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

a saga continua, 3º enigma.
Picatolas

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

e viveram felizes para sempre

será que acaba assim?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa então é assim, 1º ele tem q ter maneira de akecer electricamente a água(seja por resistencia ou não) qd o principio (neste caso bomba de calor a ar) do "painel" em si n tenha ganho suficiente para akecer a água. ou seja deve ter a resistencia ou qq outro sistema (no energie penso q é mesmo resistencia no depósito).
2º o kit acaba por controlar a entrada em funcionamento do sistema de aquecimento eléctrico, sendo transparente para o utilizador se este está ligado ou não, pois tem sempre q existir energia electrica para o compressor e o sistema acaba por estar sempre online.

isso leva-me a concluir que o utilizador para saber se está ou não a utilizar aquecimento eléctrico deve controlar o contador da edp ou ter algum aparelho como eu falei daqueles q se compram no lidl para controlar o consumo, caso contrário está a falar no ar...

acho q o mistério está resolvido...::d:d:d:d:d:d:d:d:d:d:d

cumps!

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

depois desta brilhante intervenção fico com menos um enigma, fico com 2 enigmas.
com mais um esforço, dois melhor dizendo isto fica resolvido.
Picatolas

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

picatolas Escreveu:depois desta brilhante intervenção fico com menos um enigma, fico com 2 enigmas.
com mais um esforço, dois melhor dizendo isto fica resolvido.
pra mim o mistério está desfeito :
os clientes ficam satisfeitos como o nosso amigo guardado porque n têm q ligar o "backup" pq ele está sp ligado e utilizado qd é preciso (ás vezes a gestão tb usa qd n precisa...mas isso são outros problemas), assim como em vários kits de paineis solares q têm comutação automatica da resistencia de backup.
a questão aqui é q n se pode dizer q o sistema nc liga o backup e é totalmente termodinâmico(q nc é pq o compressor está sp ligado) qd não depende de nós a sua ligação/comutação e como tal para afirmarmos q tal nunca acontece temos q ter um método para obter esses dados, q poderá ser da maneira mais simples como eu disse ou outras, caso contrário estamos sp a falar no ar ou de cor...
no caso dos paineis termodinâmicos, interessa saber realmente o consumo eléctrico até pq o compressor está sempre ligado e não é a "custo zero". e por exemplo até seria interessante fazer a comparação em kw entre 1 mês de janeiro qd tinha o cilindro eléctrico de x litros e outro mês de janeiro no ano em q montaram o "painel" termodinâmico, ou então no caso do sistema anterior ser um esquentador a gás comparar os kw q gastam a mais desde q montaram o sistema novo, em relação ao antigo esquentador e se esse total de kw a mais são + baratos q o total de kg de gás q gastavam. essas são as contas q interessam e q convém ter em conta q podem n ser anos de iguais temperaturas mas daria para ter 1 noção melhor do q realmente se passaria e até fazer 1 cálculo real durante 1 ano inteiro para saber qts anos demoraria a abater o investimento(se for o caso de dar pra abater alguma coisa), porque é isso q obviamente está em causa.

se calhar se a malta até fizesse esse tipo de verificações reais ia ver q mt coisa q se monta dá pra deitar as mãos à cabeça...
com isto n estou a dizer mal de nenhum sistema em particular, apenas a alertar para q a malta tenha cuidado com o q lhe metem em casa e q verifique se de facto as coisas são como o instalador lhe "vendeu"... e não cair na tentação fácil de repetir o q lhe repetiram...na minha terra costuma dizer-se "quem paga e mente na bolsa o sente"...
eu como disse num dos posts anteriores conheço quem fez esse tipo de contas e n ficou contente, agora gostava q alguém mais desse a sua opinião tendo utilizado um sistema destes, mas uma opinião fundada do seu caso real, e não 1 opinião no ar sem o minimo método de controlo de consumo...porque espero q concerteza existam casos (cada caso é um caso pois as variáveis são inumeras) em q o sistema de facto poupa bastante...agr resta saber quanto e em qts anos se abaterá o investimento...

cumps!

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

acabaram-se os enigmas, pensei que estavam a falar de um equipamento existente e estamos afinal no campo da ficção.
podem continuar.
Picatolas

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

picatolas Escreveu:acabaram-se os enigmas, pensei que estavam a falar de um equipamento existente e estamos afinal no campo da ficção.
podem continuar.
o método q eu falei de medição é valido para qq um dos sistemas q falei e do + real possivel conforme qq pessoa q nem perceba muito do assunto os poderá fazer e constatar se de facto ganha ou perde (é senso comum só por dizer baseado em medições reais).é só "perder o tempo" e dar-se ao "trabalho" de apontar os numeros em cada horizonte temporal de medição.não é nada de ficção acredita. acho q o tema visado são o de paineis termodinamicos q como já alguém disse são ao fim e ao cabo bombas de calor a ar e era sobre eles q estava a falar no post acima não citei marcas nem modelos pq n interessa publicitar pra bem ou pra mal não é esse o intuito do forum, apenas discutir os vários sistemas e suas diferenças. vantagens/desvantagens, economia/consumos, metodos de medição de desempenho, boas práticas de utilização, etc. quanto ao caso do sr guardado n sei, concerteza terá os seus motivos para afirmar o q disse no entanto n sei se foram devidamente fundadas as afirmações, tendo em conta os factores q eu falei acima.

cumps!

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

a questão aqui é q n se pode dizer q o sistema nc liga o backup e é totalmente termodinâmico

meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho, nada do outro mundo, sem presunção posso chamar bomba de calor ao meu frigorífico, e se enterrar no quintal a grelha que está lá atraz do dito cujo, até posso chamar-lhe de sonda geotérmica seguindo uma teoria que anda por aí

um aparelho de ar-condicionado é uma bomba de calor ok?

também á bomba com que encho o pneu da minha bicicleta a pedal posso chamar de bomba de calor, não aquece ao apertar/compressar o fluido?

quanto á outra questão dos consumos das banhas da cobra etc que cada um se cuide anda por aí muita mentira.

o preço é o grande contra desses aparelhos, que até se podem fazer na barraca do quintal.

vou apanhar sol que está uma linda tarde, carregar baterias é preciso.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

picatolas Escreveu:
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho.

quanto á outra questão dos consumos das banhas da cobra etc que cada um se cuide anda por aí muita mentira.
contra o q disse nada. apenas posso dizer q há mts sites a explicar mts funcionamentos de mts (eu gostei do termo) zingarelhos , mas muito poucos sites a explicar como verificar se foi levado na banha da cobra ou não, sendo o caso destes paineis ou não. o q eu expliquei e julgo q enriqueceu o forum foi apenas 1 maneira de medir os ganhos/perdas, consumo/economia e por as pessoas a pensar. para exactamente n se ficar na perpectiva de q cada um q se cuide e cada homem por si. o pressuposto do forum é dar conhecimento e efectivamente partilhar conhecimento.

cumps!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

isso não faz parte da maneira de ser do picatolas, fazendo jus ao nick. de todos os posts por ele publicados, além de desdenhar daquilo que os outros dizem, não sai qualquer contributo válido.

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

o conteúdo do post foi suprimido pelo moderador luciano kaefer, que entende conter palavras que não contribuem em nada para o aprofundamento das discussões do tópico.
defendemos toda a liberdade de expressão, desde que aqui travem-se "batalhas" de idéias e não de pessoas.
qualquer frase, ou palavra, que venham a tentar menosprezar qualquer membro do forum, seja utilizadores, moderador, staff ou administrador, serão objetos das prerrogativas dos moderadores, com o objetivo de condução equilibrada do forum.

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jotoli »

toze_feup Escreveu:
picatolas Escreveu:
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho.

contra o q disse nada. apenas posso dizer q há mts sites a explicar mts funcionamentos de mts (eu gostei do termo) zingarelhos , mas muito poucos sites a explicar como verificar se foi levado na banha da cobra ou não, sendo o caso destes paineis ou não. o q eu expliquei e julgo q enriqueceu o forum foi apenas 1 maneira de medir os ganhos/perdas, consumo/economia e por as pessoas a pensar. para exactamente n se ficar na perpectiva de q cada um q se cuide e cada homem por si. o pressuposto do forum é dar conhecimento e efectivamente partilhar conhecimento.

cumps!
boas, completamente de acordo. aliás, na minha modesta opinião, e entre os aparelhos que utilizam energias não renováveis para aqs, estes serão dos mais económicos.
quanto a um hipotético retorno, não creio, por tudo o que já foi dito.
agora, eu não faço ideia do preço destes aparelhos, mas se está ela por ela com os sistemas solares, não percebo onde está a duvida, possivelmente, como tb já atrás referido, por um lado os vendedores(há excepções, felizmente) tenham uma parte de culpa, e por outro lado, os interessados (que são quem vai desembolsar o capital) deveriam tentar saber mais acerca do produto em que vão investir.

cya.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”