paineis solares termo dinamicos
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm
boas, claro que nunca ligou a resistência, nem o senhor nem qualquer proprietário de um sistema desses. porque será?guardado Escreveu:boas
a parte a "discusão" e sobre o tema dos paineis solares termodinamicos devo dizer que eu tenho desde maio e so posso dizer bem visto nao ter ainda dado qualquer chatice.
sobre o seu rendimento, devo dizer que até agora nunca liguei a resistencia e tenho um cinhado que pos e dez/05 esses paineis da "energie" e diz o mesmo, nunca ligou a resistencia.
pelo que aconselho viamente
um abraço
cya
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
-
- Membro Dedicado
-
- Membro Silver
portanto resumindo para ver se td a gente percebe:jotoli Escreveu:boas, assim de repente ocorrem-me dois motivos.
1 - não utiliza
2 - para a água sair quentinha é porque na altura da instalação ficou tudo bem ligadinho á tomada eléctrica, que é a energia de consumo destes sistemas, mas não estou a dizer nada de novo, tudo já foi dito em posts anteriores.
cya.
1- não toma banho
2- está sempre ligada num sistema destes (painel termodinâmico).
certo?
cumps
-
- Membro Dedicado
toze_feup Escreveu:portanto resumindo para ver se td a gente percebe:jotoli Escreveu:boas, assim de repente ocorrem-me dois motivos.
1 - não utiliza
2 - para a água sair quentinha é porque na altura da instalação ficou tudo bem ligadinho á tomada eléctrica, que é a energia de consumo destes sistemas, mas não estou a dizer nada de novo, tudo já foi dito em posts anteriores.
cya.
1- não toma banho
2- está sempre ligada num sistema destes (painel termodinâmico).
certo?
cumps
boas, o amigo toze está-me a testar, sabe mais disto que eu, mas prontos....cá vai.
no ponto 1 o que eu digo que não utiliza, não é a água do banho, lol, mas sim a resistência de apoio, porque o sistema não tem.
ponto 2 - o que está sempre ligado á rede eléctrica é o sistema todo, claro que não está sempre a consumir, mas quando é necessário aquecer água, lá vão mais uns wattitos.
será o enigma nº.3?
cya
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
-
- Membro Silver
opa então é assim, 1º ele tem q ter maneira de akecer electricamente a água(seja por resistencia ou não) qd o principio (neste caso bomba de calor a ar) do "painel" em si n tenha ganho suficiente para akecer a água. ou seja deve ter a resistencia ou qq outro sistema (no energie penso q é mesmo resistencia no depósito).
2º o kit acaba por controlar a entrada em funcionamento do sistema de aquecimento eléctrico, sendo transparente para o utilizador se este está ligado ou não, pois tem sempre q existir energia electrica para o compressor e o sistema acaba por estar sempre online.
isso leva-me a concluir que o utilizador para saber se está ou não a utilizar aquecimento eléctrico deve controlar o contador da edp ou ter algum aparelho como eu falei daqueles q se compram no lidl para controlar o consumo, caso contrário está a falar no ar...
acho q o mistério está resolvido...::d:d:d:d:d:d:d:d:d:d:d
cumps!
2º o kit acaba por controlar a entrada em funcionamento do sistema de aquecimento eléctrico, sendo transparente para o utilizador se este está ligado ou não, pois tem sempre q existir energia electrica para o compressor e o sistema acaba por estar sempre online.
isso leva-me a concluir que o utilizador para saber se está ou não a utilizar aquecimento eléctrico deve controlar o contador da edp ou ter algum aparelho como eu falei daqueles q se compram no lidl para controlar o consumo, caso contrário está a falar no ar...
acho q o mistério está resolvido...::d:d:d:d:d:d:d:d:d:d:d
cumps!
-
- Membro Silver
pra mim o mistério está desfeito :picatolas Escreveu:depois desta brilhante intervenção fico com menos um enigma, fico com 2 enigmas.
com mais um esforço, dois melhor dizendo isto fica resolvido.
os clientes ficam satisfeitos como o nosso amigo guardado porque n têm q ligar o "backup" pq ele está sp ligado e utilizado qd é preciso (ás vezes a gestão tb usa qd n precisa...mas isso são outros problemas), assim como em vários kits de paineis solares q têm comutação automatica da resistencia de backup.
a questão aqui é q n se pode dizer q o sistema nc liga o backup e é totalmente termodinâmico(q nc é pq o compressor está sp ligado) qd não depende de nós a sua ligação/comutação e como tal para afirmarmos q tal nunca acontece temos q ter um método para obter esses dados, q poderá ser da maneira mais simples como eu disse ou outras, caso contrário estamos sp a falar no ar ou de cor...
no caso dos paineis termodinâmicos, interessa saber realmente o consumo eléctrico até pq o compressor está sempre ligado e não é a "custo zero". e por exemplo até seria interessante fazer a comparação em kw entre 1 mês de janeiro qd tinha o cilindro eléctrico de x litros e outro mês de janeiro no ano em q montaram o "painel" termodinâmico, ou então no caso do sistema anterior ser um esquentador a gás comparar os kw q gastam a mais desde q montaram o sistema novo, em relação ao antigo esquentador e se esse total de kw a mais são + baratos q o total de kg de gás q gastavam. essas são as contas q interessam e q convém ter em conta q podem n ser anos de iguais temperaturas mas daria para ter 1 noção melhor do q realmente se passaria e até fazer 1 cálculo real durante 1 ano inteiro para saber qts anos demoraria a abater o investimento(se for o caso de dar pra abater alguma coisa), porque é isso q obviamente está em causa.
se calhar se a malta até fizesse esse tipo de verificações reais ia ver q mt coisa q se monta dá pra deitar as mãos à cabeça...
com isto n estou a dizer mal de nenhum sistema em particular, apenas a alertar para q a malta tenha cuidado com o q lhe metem em casa e q verifique se de facto as coisas são como o instalador lhe "vendeu"... e não cair na tentação fácil de repetir o q lhe repetiram...na minha terra costuma dizer-se "quem paga e mente na bolsa o sente"...
eu como disse num dos posts anteriores conheço quem fez esse tipo de contas e n ficou contente, agora gostava q alguém mais desse a sua opinião tendo utilizado um sistema destes, mas uma opinião fundada do seu caso real, e não 1 opinião no ar sem o minimo método de controlo de consumo...porque espero q concerteza existam casos (cada caso é um caso pois as variáveis são inumeras) em q o sistema de facto poupa bastante...agr resta saber quanto e em qts anos se abaterá o investimento...
cumps!
-
- Membro Silver
o método q eu falei de medição é valido para qq um dos sistemas q falei e do + real possivel conforme qq pessoa q nem perceba muito do assunto os poderá fazer e constatar se de facto ganha ou perde (é senso comum só por dizer baseado em medições reais).é só "perder o tempo" e dar-se ao "trabalho" de apontar os numeros em cada horizonte temporal de medição.não é nada de ficção acredita. acho q o tema visado são o de paineis termodinamicos q como já alguém disse são ao fim e ao cabo bombas de calor a ar e era sobre eles q estava a falar no post acima não citei marcas nem modelos pq n interessa publicitar pra bem ou pra mal não é esse o intuito do forum, apenas discutir os vários sistemas e suas diferenças. vantagens/desvantagens, economia/consumos, metodos de medição de desempenho, boas práticas de utilização, etc. quanto ao caso do sr guardado n sei, concerteza terá os seus motivos para afirmar o q disse no entanto n sei se foram devidamente fundadas as afirmações, tendo em conta os factores q eu falei acima.picatolas Escreveu:acabaram-se os enigmas, pensei que estavam a falar de um equipamento existente e estamos afinal no campo da ficção.
podem continuar.
cumps!
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
a questão aqui é q n se pode dizer q o sistema nc liga o backup e é totalmente termodinâmico
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho, nada do outro mundo, sem presunção posso chamar bomba de calor ao meu frigorífico, e se enterrar no quintal a grelha que está lá atraz do dito cujo, até posso chamar-lhe de sonda geotérmica seguindo uma teoria que anda por aí
um aparelho de ar-condicionado é uma bomba de calor ok?
também á bomba com que encho o pneu da minha bicicleta a pedal posso chamar de bomba de calor, não aquece ao apertar/compressar o fluido?
quanto á outra questão dos consumos das banhas da cobra etc que cada um se cuide anda por aí muita mentira.
o preço é o grande contra desses aparelhos, que até se podem fazer na barraca do quintal.
vou apanhar sol que está uma linda tarde, carregar baterias é preciso.
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho, nada do outro mundo, sem presunção posso chamar bomba de calor ao meu frigorífico, e se enterrar no quintal a grelha que está lá atraz do dito cujo, até posso chamar-lhe de sonda geotérmica seguindo uma teoria que anda por aí
um aparelho de ar-condicionado é uma bomba de calor ok?
também á bomba com que encho o pneu da minha bicicleta a pedal posso chamar de bomba de calor, não aquece ao apertar/compressar o fluido?
quanto á outra questão dos consumos das banhas da cobra etc que cada um se cuide anda por aí muita mentira.
o preço é o grande contra desses aparelhos, que até se podem fazer na barraca do quintal.
vou apanhar sol que está uma linda tarde, carregar baterias é preciso.
-
- Membro Silver
contra o q disse nada. apenas posso dizer q há mts sites a explicar mts funcionamentos de mts (eu gostei do termo) zingarelhos , mas muito poucos sites a explicar como verificar se foi levado na banha da cobra ou não, sendo o caso destes paineis ou não. o q eu expliquei e julgo q enriqueceu o forum foi apenas 1 maneira de medir os ganhos/perdas, consumo/economia e por as pessoas a pensar. para exactamente n se ficar na perpectiva de q cada um q se cuide e cada homem por si. o pressuposto do forum é dar conhecimento e efectivamente partilhar conhecimento.picatolas Escreveu:
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho.
cumps!
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
o conteúdo do post foi suprimido pelo moderador luciano kaefer, que entende conter palavras que não contribuem em nada para o aprofundamento das discussões do tópico.
defendemos toda a liberdade de expressão, desde que aqui travem-se "batalhas" de idéias e não de pessoas.
qualquer frase, ou palavra, que venham a tentar menosprezar qualquer membro do forum, seja utilizadores, moderador, staff ou administrador, serão objetos das prerrogativas dos moderadores, com o objetivo de condução equilibrada do forum.
defendemos toda a liberdade de expressão, desde que aqui travem-se "batalhas" de idéias e não de pessoas.
qualquer frase, ou palavra, que venham a tentar menosprezar qualquer membro do forum, seja utilizadores, moderador, staff ou administrador, serão objetos das prerrogativas dos moderadores, com o objetivo de condução equilibrada do forum.
-
- Membro Dedicado
boas, completamente de acordo. aliás, na minha modesta opinião, e entre os aparelhos que utilizam energias não renováveis para aqs, estes serão dos mais económicos.toze_feup Escreveu:contra o q disse nada. apenas posso dizer q há mts sites a explicar mts funcionamentos de mts (eu gostei do termo) zingarelhos , mas muito poucos sites a explicar como verificar se foi levado na banha da cobra ou não, sendo o caso destes paineis ou não. o q eu expliquei e julgo q enriqueceu o forum foi apenas 1 maneira de medir os ganhos/perdas, consumo/economia e por as pessoas a pensar. para exactamente n se ficar na perpectiva de q cada um q se cuide e cada homem por si. o pressuposto do forum é dar conhecimento e efectivamente partilhar conhecimento.picatolas Escreveu:
meu amigo há por aí milhares de sites a explicar o funcionamento do zingarelho.
cumps!
quanto a um hipotético retorno, não creio, por tudo o que já foi dito.
agora, eu não faço ideia do preço destes aparelhos, mas se está ela por ela com os sistemas solares, não percebo onde está a duvida, possivelmente, como tb já atrás referido, por um lado os vendedores(há excepções, felizmente) tenham uma parte de culpa, e por outro lado, os interessados (que são quem vai desembolsar o capital) deveriam tentar saber mais acerca do produto em que vão investir.
cya.