CP com concorrência. Até que enfim!

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por ajosemor »

desde sempre, mas em especial desde a demonstração do poder e da inconsciência dos transportadores rodoviários me interrogava porque é que o transporte ferroviário não se desenvolvia mais transformando-se numa verdadeira alternativa ainda por cima muito menos poluente e eficaz.
hoje tive o grato prazer de ler uma noticia que me satisfez e por certo satisfará muitos dos companheiros de fórum. transporte de mercadorias por operador concorrente da cp, até pela ponte 25 de abril, retirando camiões da estrada...

aqui vai:
no sítio do milleniumbcp de hoje, 25 de setembro pode ler-se (ver anexo):
TransporteFerroviário.pdf
(55.13 KiB) Transferido 2366 vezes
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Bino
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 21, 2008 6:51 pm

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por Bino »

isso é excelente.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por luimio »

só uma imagem:
Imagem


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por luimio »



tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por tvcrabo »

boas,

permite-me concordar com o facto de a concorrencia ser salutar.
permite-me discordar que concorrer com os equipamentos que foram apresentados em foto e video vai ser uma vantagem ecologica. conheço bem as maquinas em questao (serie 1400). são maquinas que usam como combustivel o diesel, isto apesar de a motricidade ser electrica (motores corrente continua). os motores diesel movimentam um gerador que produz a energia necessaria para alimentar os motores de corrente continua.
as novas maquinas da cp sao maioritariamente electricas e essas sim sao mais desejaveis por nos que queremos cuidar do ambiente...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por ajosemor »

pois é tvcrabo, infelizmente tens razão!

na atura nem pus essa hipótese, mas agora estive a procurar mais pormenores e efectivamente as locomotivas são diesel eléctricas, como referes, e a justificação apresentada foi publicada pelo semanário o sol cujo artigo diz:
as locomotivas, que foram compradas nos estados unidos, estão presentemente a ser montadas em valência, espanha. falando durante o ii seminário de plataformas logísticas ibéricas, em setúbal, pires da fonseca adiantou que grupo mota-engil está, actualmente, a alugar 50 comboios por semana à cp para fazer os seus fretes.

questionado sobre a opção diesel face à de locomotivas eléctricas, pires da fonseca apontou o pormenor de haver sempre uma «última milha» a cumprir em locais ou destinos onde não há solução eléctrica, o que justifica a alternativa pela tracção diesel.

pires da fonseca defendeu a reconversão das linhas convencionais, de bitola ibérica, à semelhança do que está a acontecer na europa, para rentabilizar antigas infra-estruturas e cumprir as normas ambientais.

segundo o presidente da takargo rail, a ferrovia de mercadorias não se integra no universo das «encomendas expresso», adiantando que a empresa é «competitiva» a partir dos portos de lisboa e setúbal a nível nacional e, também, para madrid e irún, com as «infra-estruturas convencionais».

no ii seminário sobre logísticas ibéricas participaram cerca de 200 especialistas em transportes intermodais. carlos dias, da empresa lodz, chamado a atenção para o facto de portugal representar 20 por cento do pib ibérico, mas só controlar 10 por cento do tráfego portuário de toda a península.

pela lógica portugal «devia ter 20 por cento do tráfego portuário peninsular, e vamos ver como o poderá aumentar, designadamente através da melhoria das infra-estruturas logísticas e ferroviárias», disse.

chamou a atenção para a concorrência, não só de valência (2,6 milhões de teus), barcelona (2,2 milhões) e algeciras (3,2 milhões), como do futuro porto de tânger (marrocos), que terá uma capacidade instalada de 3,5 milhões de teus.

as orientações estratégicas portuguesas para o sector marítimo portuário estabeleceram para 2015 uma capacidade de 2,5 milhões de teus para os portos portugueses, lembrou o gestor.

lusa / sol


nesse aspecto é uma desilusão, embora, se repararmos bem faz-se há muito nas locomotivas o que é novidade nos carros, um motor a injecção a accionar um gerador eléctrico que alimenta todos os restantes sistemas incluindo os motores de tracção.
acredito por isso que é um passo em frente a substituição de n camiões por uma locomotiva que por enquanto... não é eléctrica.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm
Localização: coimbra

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por alfa »

viva ,estejam descansados que essa empresa( takargo ) só possui essa locomotiva a diesel,conhecida na giria ferroviaria de 1400.pelo que sei ,possuem é muito material rebocavél novo ,estando a espera das locomotivas diesel/electricas.


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por tvcrabo »

o alfa,

as 1400 sao diesel electricas.
o que defendo é que as locomotivas deviam ser puramente electricas. se a rede n está toda com electricidade, entao, isso é da responsabilidade da refer. toca a apertar os calos aos gajos para este pais andar para a frente...


alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm
Localização: coimbra

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por alfa »

ola,tvcrabo estás enganado,as 1400 são só a diesel,pensa onde esta o( pantografo) que e a estrutura que se eleva até a caténaria, que nestecaso tem corrente de 25000 volts. o que se fala é que foi lançado concurso para aquisição de locomotivas diesel /electricas o que acho uma medida inteligente visto possuir-mos linhas onde existe elevado volume de transporte de mercadorias que não e electrificado e nas linhas electrificas sempre que haja problemas de catenaria essas locomotivas podem circular sem problemas.


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: CP com concorrência. Até que enfim!

Mensagem por tvcrabo »

o alfa...
eu ja fiz manutenção a serie 1400. quando lhe chamo diesel electrica digo que consome diesel mas a traçao dos bogies é feita com motores electricos.
para mim uma maquina com catenaria é uma maquina electrica. as 1400 assim como as 1900 sao para mim diesel/electricas porque funcionam como um hibrido em serie, a parte diesel produz energia electrica para alimentar a parte da traçao...

Responder

Voltar para “Ambiente”