CP com concorrência. Até que enfim!
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Autor do tópico - Membro Silver
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CP com concorrência. Até que enfim!
desde sempre, mas em especial desde a demonstração do poder e da inconsciência dos transportadores rodoviários me interrogava porque é que o transporte ferroviário não se desenvolvia mais transformando-se numa verdadeira alternativa ainda por cima muito menos poluente e eficaz.
hoje tive o grato prazer de ler uma noticia que me satisfez e por certo satisfará muitos dos companheiros de fórum. transporte de mercadorias por operador concorrente da cp, até pela ponte 25 de abril, retirando camiões da estrada...
aqui vai:
no sítio do milleniumbcp de hoje, 25 de setembro pode ler-se (ver anexo):
saudações
hoje tive o grato prazer de ler uma noticia que me satisfez e por certo satisfará muitos dos companheiros de fórum. transporte de mercadorias por operador concorrente da cp, até pela ponte 25 de abril, retirando camiões da estrada...
aqui vai:
no sítio do milleniumbcp de hoje, 25 de setembro pode ler-se (ver anexo):
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
isso é excelente.
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
só uma imagem:


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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
boas,
permite-me concordar com o facto de a concorrencia ser salutar.
permite-me discordar que concorrer com os equipamentos que foram apresentados em foto e video vai ser uma vantagem ecologica. conheço bem as maquinas em questao (serie 1400). são maquinas que usam como combustivel o diesel, isto apesar de a motricidade ser electrica (motores corrente continua). os motores diesel movimentam um gerador que produz a energia necessaria para alimentar os motores de corrente continua.
as novas maquinas da cp sao maioritariamente electricas e essas sim sao mais desejaveis por nos que queremos cuidar do ambiente...
permite-me concordar com o facto de a concorrencia ser salutar.
permite-me discordar que concorrer com os equipamentos que foram apresentados em foto e video vai ser uma vantagem ecologica. conheço bem as maquinas em questao (serie 1400). são maquinas que usam como combustivel o diesel, isto apesar de a motricidade ser electrica (motores corrente continua). os motores diesel movimentam um gerador que produz a energia necessaria para alimentar os motores de corrente continua.
as novas maquinas da cp sao maioritariamente electricas e essas sim sao mais desejaveis por nos que queremos cuidar do ambiente...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
pois é tvcrabo, infelizmente tens razão!
na atura nem pus essa hipótese, mas agora estive a procurar mais pormenores e efectivamente as locomotivas são diesel eléctricas, como referes, e a justificação apresentada foi publicada pelo semanário o sol cujo artigo diz:
nesse aspecto é uma desilusão, embora, se repararmos bem faz-se há muito nas locomotivas o que é novidade nos carros, um motor a injecção a accionar um gerador eléctrico que alimenta todos os restantes sistemas incluindo os motores de tracção.
acredito por isso que é um passo em frente a substituição de n camiões por uma locomotiva que por enquanto... não é eléctrica.
saudações
na atura nem pus essa hipótese, mas agora estive a procurar mais pormenores e efectivamente as locomotivas são diesel eléctricas, como referes, e a justificação apresentada foi publicada pelo semanário o sol cujo artigo diz:
as locomotivas, que foram compradas nos estados unidos, estão presentemente a ser montadas em valência, espanha. falando durante o ii seminário de plataformas logísticas ibéricas, em setúbal, pires da fonseca adiantou que grupo mota-engil está, actualmente, a alugar 50 comboios por semana à cp para fazer os seus fretes.
questionado sobre a opção diesel face à de locomotivas eléctricas, pires da fonseca apontou o pormenor de haver sempre uma «última milha» a cumprir em locais ou destinos onde não há solução eléctrica, o que justifica a alternativa pela tracção diesel.
pires da fonseca defendeu a reconversão das linhas convencionais, de bitola ibérica, à semelhança do que está a acontecer na europa, para rentabilizar antigas infra-estruturas e cumprir as normas ambientais.
segundo o presidente da takargo rail, a ferrovia de mercadorias não se integra no universo das «encomendas expresso», adiantando que a empresa é «competitiva» a partir dos portos de lisboa e setúbal a nível nacional e, também, para madrid e irún, com as «infra-estruturas convencionais».
no ii seminário sobre logísticas ibéricas participaram cerca de 200 especialistas em transportes intermodais. carlos dias, da empresa lodz, chamado a atenção para o facto de portugal representar 20 por cento do pib ibérico, mas só controlar 10 por cento do tráfego portuário de toda a península.
pela lógica portugal «devia ter 20 por cento do tráfego portuário peninsular, e vamos ver como o poderá aumentar, designadamente através da melhoria das infra-estruturas logísticas e ferroviárias», disse.
chamou a atenção para a concorrência, não só de valência (2,6 milhões de teus), barcelona (2,2 milhões) e algeciras (3,2 milhões), como do futuro porto de tânger (marrocos), que terá uma capacidade instalada de 3,5 milhões de teus.
as orientações estratégicas portuguesas para o sector marítimo portuário estabeleceram para 2015 uma capacidade de 2,5 milhões de teus para os portos portugueses, lembrou o gestor.
lusa / sol
nesse aspecto é uma desilusão, embora, se repararmos bem faz-se há muito nas locomotivas o que é novidade nos carros, um motor a injecção a accionar um gerador eléctrico que alimenta todos os restantes sistemas incluindo os motores de tracção.
acredito por isso que é um passo em frente a substituição de n camiões por uma locomotiva que por enquanto... não é eléctrica.
saudações
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
viva ,estejam descansados que essa empresa( takargo ) só possui essa locomotiva a diesel,conhecida na giria ferroviaria de 1400.pelo que sei ,possuem é muito material rebocavél novo ,estando a espera das locomotivas diesel/electricas.
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- Membro Silver
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
o alfa,
as 1400 sao diesel electricas.
o que defendo é que as locomotivas deviam ser puramente electricas. se a rede n está toda com electricidade, entao, isso é da responsabilidade da refer. toca a apertar os calos aos gajos para este pais andar para a frente...
as 1400 sao diesel electricas.
o que defendo é que as locomotivas deviam ser puramente electricas. se a rede n está toda com electricidade, entao, isso é da responsabilidade da refer. toca a apertar os calos aos gajos para este pais andar para a frente...
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
ola,tvcrabo estás enganado,as 1400 são só a diesel,pensa onde esta o( pantografo) que e a estrutura que se eleva até a caténaria, que nestecaso tem corrente de 25000 volts. o que se fala é que foi lançado concurso para aquisição de locomotivas diesel /electricas o que acho uma medida inteligente visto possuir-mos linhas onde existe elevado volume de transporte de mercadorias que não e electrificado e nas linhas electrificas sempre que haja problemas de catenaria essas locomotivas podem circular sem problemas.
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- Membro Silver
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Re: CP com concorrência. Até que enfim!
o alfa...
eu ja fiz manutenção a serie 1400. quando lhe chamo diesel electrica digo que consome diesel mas a traçao dos bogies é feita com motores electricos.
para mim uma maquina com catenaria é uma maquina electrica. as 1400 assim como as 1900 sao para mim diesel/electricas porque funcionam como um hibrido em serie, a parte diesel produz energia electrica para alimentar a parte da traçao...
eu ja fiz manutenção a serie 1400. quando lhe chamo diesel electrica digo que consome diesel mas a traçao dos bogies é feita com motores electricos.
para mim uma maquina com catenaria é uma maquina electrica. as 1400 assim como as 1900 sao para mim diesel/electricas porque funcionam como um hibrido em serie, a parte diesel produz energia electrica para alimentar a parte da traçao...